Hackacity Guará vai impulsionar o turismo na cidade

Projeto alinhado à Carta Brasileira de Cidades Inteligentes recebe apoio da Secretaria de Turismo, da Administração do Guará e do deputado Leandro Grass

O projeto começa a dar frutos e inspirar outras cidades. Uma comitiva de Luziânia-GO visitou esta semana a Administração do Guará para conhecer iniciativas inovadoras do HackacityGuará junto à startups locais. A apresentação realizada por Cristiane Pereira, falou sobre as oportunidades e benefícios do projeto bem como o entendimento dos atores envolvidos para o sucesso da iniciativa.

O Hackacity Guará tem movimentado a cidade, com a proposta de unir forças, em um grande mutirão, inspirado na criação da cidade, para torná-la mais inteligente, humana e sustentável. São dezenas de iniciativas em áreas distintas, e neste ano, o foco do projeto é a exploração do potencial turístico local.

Hackacity Guará

A Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, marco das “smartcities” no Brasil, pactua a visão sobre “cidades inteligentes” no contexto brasileiro. A construção das diretrizes para implementação de “cidades inteligentes” pelos municípios busca orientar e endereçar políticas públicas, iniciativas e investimentos públicos.
Da elaboração desta carta, nasceu o projeto Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente, que conta com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese) do Distrito Federal e do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis – IBRACHICS.
A iniciativa visa a criação de um programa para tornar o território mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável. Além da infraestrutura tecnológica como plataforma aberta, existe a conexão com o lado humano das cidades inteligentes.
O Mutirão Cidade Inteligente é formado pela comunidade. São moradores, lideranças, comerciantes, artistas, professores, empresários e políticos pensando junto ao governo na busca por soluções criativas e inovadoras para as cidades.

“Hackacity Guará tem vocação para ser de vanguarda. O modernismo e a inovação estão no DNA de Brasília. É uma cidade única, construída em mil dias para ser e é diferente de tudo o que já se viu. É uma cidade moderna, arquitetônica, náutica, cívica, cultural, tecnológica, temos a maior área verde por habitante do Brasil, o maior lago artificial e urbano do mundo está aqui! Portanto, ter o Guará neste programa é incrível para tornar o território mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável, além de ser um marco para a nossa cidade”, afirma a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça
Turismo

Neste ano, o Hackacity concentrou-se nos aspectos turísticos da cidade, como forma de impulsionar a economia e registrar os atrativos locais. A iniciativa recebeu apoio do deputado distrital Leandro Grass, através da Secretaria de Estado do Turismo, que destinou emenda parlamentar de R$ 160 mil para a primeira iniciativa do Programa
“O Hackacity Guará tem tudo para ser um divisor de águas na vida da cidade. Primeiro porque vai dar visibilidade a boas iniciativas que já existem aqui há muitos anos. Essas iniciativas vão poder inspirar outras, ampliando esta rede de inovação e desenvolvimento do Guará, sejam na área do comércio, da educação da cultura, do meio ambiente, entre outras. Além do mais , é uma grande chance de nós garantirmos esperança para a cidade do Guará. Produzir essa expectativa que o Guará vai se tornar uma cidade referência para o Distrito Federal”, espera o deputado Leandro Grass, autor da emenda parlamentar ao orçamento que garante a primeira etapa do Hackacity.

“O projeto Hackacity é uma resposta à várias demandas da nossa cidade. A proposta de Cidade Inteligente já é uma realidade no mundo e só tem a agregar qualidade de vida para a população, promovendo segurança, geração de renda, mobilidade e até mesmo aquecendo o turismo a partir da tecnologia. Estamos unidos no mesmo propósito de expandir soluções que atendam as necessidades de uma cidade como a nossa. O Guará é uma das regiões com maior potencial para iniciativas como o Hackacity, por sua ampla estrutura e localização”, conta a administradora do Guará Luciane Quintana

O projeto Hackacity Guará contempla a produção de material de divulgação da cidade e produção de lives para discutir os seus potenciais turísticos. Serão oito vídeos, realizados pela produtora Bandas de Rock e pelo Jornal do Guará sobre a história da cidade, o Park Sul como polo hoteleiro importante fora do eixo do Plano Piloto, a Feira do Guará, a gastronomia, os projetos e espaços culturais, os museus e o Parque Ezequias Heringer, o maior orquidário endêmico do cerrado.
Todos os vídeos serão lançados no YouTube e demais redes sociais, assim como 12 lives, ou webnários, trazendo convidados e especialistas de gastronomia local onde serão abordados temas alinhados à Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e a proposta de elaboração do Guia do Guará Colaborativo. As lives discutirão com especialistas e morados as vocações, potencialidades e demandas turísticas regionais.
“Adotaremos para o desenvolvimento de todo trabalho a ser realizado no decorrer do HackacityGuará – Mutirão Cidade Inteligente (Turismo), além da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, o recomendado na Câmara de Turismo 4.0 Desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes: Objetivo de elaborar e consolidar propostas sobre o tema Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), incluindo ações ligadas à mobilidade, à segurança e à melhoria dos gargalos; incentivar os instrumentos de transformação digital como meio de transformação dos destinos em DTI com foco na competitividade dos destinos turísticos brasileiros”, explica Cris Pereira do Espaço Multiplicidade, da QE 19, coordenadora do projeto.