Izalci visita o Guará

Pré-candidato ao Governo do DF esteve na cidade durante todo o dia de sábado, 10 de setembro, onde ouviu demandas lideranças e moradores

Como vem fazendo nos finais de semana em todas as cidades do DF, o senador Izalci Lucas (PSDB) veio ao Guará para ouvir os líderes comunitários e os moradores sobre as demandas locais. A visita começou com um café da manhã no Clube dos Amigos para mais de 100 pessoas e se estendeu com um almoço e visitas à Feira do Guará, Polo de Moda e instituições da cidade. Essas visitas fazem parte do programa Todos pelo DF, criado pelo PSDB e apresentado por Izalci em todas as regiões administrativas desde 2019.
As demandas foram apresentadas por várias lideranças comunitárias no café da manhã e a maioria dos que usaram o microfone se referiu à falta de manutenção dos espaços públicos da cidade. O ex-administrador regional Joel Alves Rodrigues reclamou da intenção do governo de privatizar o Complexo de Lazer e Esporte do Cave, que, segundo ele, “pode afastar a maior parte da população de um espaço que pertence a ela”. O prefeito comunitário da QE/QI 2, Francisco Xavier, o Pequito, afirmou que a cidade quase não tem mais lideranças comunitárias de quadra, por falta de apoio e valorização por parte do governo. “Antigamente, cada quadra tinha um representante, que era prestigiado e ouvido pela Administração Regional. Mas, hoje só nos ouvem quando precisam de algum apoio. Por falta de valorização, a maioria abandonou a luta pela comunidade”.
A mais antiga líder comunitária da quadra Lúcio Costa, Joana de Jesus Oliveira, a Tia Joana, pediu ao senador a volta do programa DF Digital, criado por ele quando foi secretário de Ciência e Tecnologia. “Muita gente passou a ter uma profissão depois de aprender Informática nos cursos oferecidos pelo programa, que nunca deveria ter acabado”, disse.

Cidade natal

“Mais grave ainda que o abandono do poder público com relação aos problemas urbanos e de infra estrutura geral da cidade é a falta de atenção às pessoas, visivelmente abandonadas”, constatou Izalci, após ouvir protestos e reivindicações. O senador e ex-deputado distrital foi criado no Guará depois de chegar ainda criança de Araújos (Minas Gerais), acompanhando os pais e os irmãos, e mudou-se daqui somente depois de casado. No Guará, ele foi proprietário de uma das mais antigas escolas particulares infantis da cidade, a São Francisco, no Guará I, e duas vezes por semana vem jogar sua “pelada” no Clube dos Amigos às quartas e sábados. “Guará é minha cidade natal em Brasília”, sempre faz questão de dizer.
Umas das principais reivindicações das entidades e comunidades é a do crescimento da economia local, com geração de empregos. Durante uma caminhada na Feira do Guará, o presidente da Associação dos Feirantes, Cristiano Jales, reivindicou uma reforma urgente das instalações, para melhorar a qualidade de atendimento ao público. “Essa reforma vem sendo prometida há vários anos, mas nunca acontece”, afirmou.
Izalci foi ao Kartódromo do Guará, onde Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno, ex-pilotos de Fórmula 1, iniciaram suas carreiras, e conversou com pilotos, o presidente da Associação dos Pilotos, Mecânicos e Usuários do Kartódromo Ayrton Senna (Askart), Moisés Dibó, que estava acompanhado de pilotos e mecânicos. Eles entregaram ao senador um documento reivindicando melhorias na infraestrutura, para que possam voltar a promover provas nacionais e reclamaram do projeto de privatização do kartódromo que está em andamento no governo.
Izalci também esteve na Chácara Santa Rita, um empreendimento de hortifrutigranjeiros na Colônia Agrícola Bernardo Sayão, que está se transformando em agroindústria e comercializando sua produção com os restaurantes da cidade. E ainda visitou a Horta Comunitária da QE 38, onde se reuniu com a presidente do Instituto Arapoti, Dahiana Rodrigues, a Dai, coordenadora da horta, acompanhado do presidente do PSDB Sustentabilidade, Cristiano Monteiro, morador do Guará.
A criação de novos empregos também foi o objetivo da reunião, durante almoço no Restaurante Savassi, na QI 22, com empresários da área de bares e restaurantes. Além de reformas na infraestrutura urbana, entrou em debate a reforma tributária que está no Congresso.
Izalci visitou o Centro Sócio Educativo Santo Aníbal, no Pólo de Moda, que atende 350 crianças e se mantém com doações comunitárias, e encerrou a visita à quadra Lúcio Costa, na Creche Comunitária Tia Joana, mantida pela Associação de Moradores da quadra, e que abriga 80 crianças de até cinco anos de idade, e onde assistiu a uma missa na Paróquia São José.