Com poucos alunos, escola pública do Guará corre risco de fechar

Reportagem do site Metrópoles, assinada por Lilian Tahan, Isadora Teixeira e Francisco Dutra, conta que o Centro de Ensino Fundamental 8, entre as QE 13 e 15 do Guará II, corre o risco de ser fechada no período noturno, em função da baixa quantidade de alunos. Em agosto, num dos dois segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Centro de Ensino Fundamental 8 (CEF 8) do Guará tinha apenas oito estudantes adultos e oito professores, ou seja, um aluno por docente.
Atualmente, segundo docentes da unidade de ensino, há nove alunos matriculados em uma turma e 14 em outra. “Até ontem (16/9), a escola tinha 23 alunos matriculados”, afirmou o professor da unidade e diretor do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), Samuel Fernandes. Mesmo assim, o local corre risco de fechar.
Em razão da pandemia de Covid-19, houve uma evasão de estudantes matriculados nas turmas de EJA. A baixa atingiu principalmente as turmas noturnas do primeiro segmento, no qual os alunos passam pela alfabetização.
Temendo o encerramento das atividades no CEF 8, professores e alunos começaram a ir às ruas em busca de alunos para o centro de ensino. Um carro de som tem circulado pelas ruas do Guará 2, com mensagens de incentivo à matrícula. “Atenção. Você que quer aprender a ler e a escrever, você que não concluiu os seus estudos: o CEF 8 do Guará 2 está com matrículas abertas. Venha fazer a sua matrícula no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos”, diz o comunicado em áudio.
O guardador e lavador de carros Lourimar Borges de Santana disse que, sem o CEF 8, não tem como estudar. “A gente está perto de casa. Governo, ajuda nós. Estamos dependendo de vocês”, afirmou.

Cuidadora de idosos, Telma de Lima Cirilo pediu ajuda para a escola permanecer aberta: “A gente está revoltado. Precisamos estudar à noite. Esse colégio é maravilhoso, fica perto da nossa casa. Não é justo querer fechar o colégio e jogar a gente para outro colégio, que é escuro e mais longe de casa”.
Segundo Samuel Fernandes, sem o primeiro segmento, a escola pode perder as condições para manter o segundo segmento, que corresponde ao período de quinta a oitava séries.
O diretor do Sinpro-DF disse que o eventual fechamento do CEF 8 pode aumentar a evasão escolar. “Grande parte dos alunos não vai poder seguir com as aulas em outros locais. Precisamos de políticas públicas para que tenham mais alunos na EJA no período noturno. Os espaços existem e precisam ser divulgados”, afirmou.

Prazo

A Secretaria de Educação enviou documento para o CEF 8, no qual estipula prazo – até 20 de setembro – para a chegada de novos alunos. Um dos possíveis destinos é o CEF 4 do Guará 1. Com o número de alunos bem abaixo do esperado, a unidade de ensino vive na contramão da realidade do país, com salas de aula de escolas públicas muitas vezes superlotadas.
A Secretaria de Educação confirmou ter dado prazo até o dia 20 de setembro para que seja cumprido o critério de 18 alunos por turma, “conforme prevê a estratégia de matrícula”. “Caso contrário, os alunos e professores serão redistribuídos na rede pública”, pontuou.