Guará vai ganhar novo Papa Entulho em frente à QE 36

Edital de licitação para construção foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e vai atender também nove regiões administrativas

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) publicou edital de licitação para contratação de empresa que irá construir 11 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), mais conhecidos como papa-entulhos, em nove regiões administrativas do Distrito Federal. O valor da licitação, feita na modalidade pregão, tipo menor preço, é de R$ 3,4 milhões. A previsão é que os novos espaços sejam entregues até o final deste ano.

No Guará, o papa Entulho vai ficar ao lado do 4º Batalhão de Polícia Militar, onde havia uma área de transbordo irregular anos atrás.

Serão construídas também duas unidades em São Sebastião, duas em Sobradinho e uma unidade em cada uma das seguintes RAs: Santa Maria, Gama, Samambaia, Recanto das Emas,  Sobradinho II e Paranoá. Em todas essas localidades, o SLU contou com a parceria das administrações regionais, que cederam os terrenos para construção dos equipamentos.

Atualmente o Distrito Federal dispõe de 12 papa-entulhos, um local adequado para que os moradores possam depositar gratuitamente restos de podas e até 1 m³ (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de restos da construção civil (entulhos), além de móveis velhos e materiais recicláveis.

“Todo material que chega ao papa-entulho recebe destinação correta. Este espaço é um importante aliado na limpeza pública do DF. No começo deste ano entregamos duas novas unidades: uma em Santa Maria e outra em Águas Claras. A ideia é ampliar a quantidade de papa-entulhos, atendendo à maioria das regiões administrativas, para que a população tenha acesso fácil na hora de fazer o descarte de resíduos”, explica o presidente do SLU, Silvio Vieira.

Para se ter uma ideia da importância desse equipamento, só no primeiro semestre deste ano, os 12 papa-entulhos do DF receberam 11 mil toneladas de descartes, mil toneladas de volumosos (como mesas e sofás) e mais de 600 toneladas de resíduos de podas. São materiais que deixaram de ser descartados em vias públicas e receberam a destinação adequada.

Para o administrador de São Sebastião, Alan Valim, os novos papa-entulhos serão essenciais na limpeza da região. São dois papa-entulhos para essa localidade: um no Parque dos Ipês e outro no bairro Crixá.

 “Esses papa-entulhos vão trazer mais tranquilidade aos moradores de São Sebastião e também à própria administração. Essa é uma determinação do governador Ibaneis Rocha, de que a gente possa cuidar cada vez mais da limpeza e da qualidade de vida da nossa população, cuidar do meio ambiente e da saúde dos nossos moradores. E os papa-entulhos são fundamentais para que a gente possa cumprir esse objetivo”, afirma o administrador.

O edital de licitação e seus anexos estão no site do SLU.