Guará Criativa – Incubadora apoia projetos de games e startups locais com apoio do HackacityGuará

Lançado na última segunda-feira (4/10), o projeto “Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente – Tema Turismo” conta com uma série de ações que buscam tornar a cidade mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável. A iniciativa é desenvolvida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) com fomento da Secretaria de Turismo (Setur-DF).

O plano de trabalho do Hackacity prevê produção de vídeos sobre a história, as potencialidades e atrativos do Guará, lançamento de canal no Youtube com conteúdos alinhados à Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, além de paineis e palestras sobre temas estratégicos que vão desde mobilidade até games e empreendedorismo.

Esse braço temático voltado ao turismo é apenas uma das frentes de atuação do Hackacity Guará, que prevê muitas outras ações paralelas para impulsionar o desenvolvimento sustentável da cidade.

Outra ação é a Guará Criativa Incubadora, iniciativa realizada sem nenhum investimento que conta com o apoio operacional da Administração do Guará, através da Sala do Empreendedor. A incubadora fomenta projetos de empresas para o segmento de startups e games e, com apoio do Hackacity,Guará incentiva a formalização de empresas e a criação de espaços físicos.

De acordo com a coordenadora do Hackacity Guará, a amplitude de atuação do projeto é essencial para que a Região Administrativa comece a transformação até a condição de cidade inteligente.  “Cidade inteligente não é tecnologia. Tecnologia é meio para alcançarmos objetivos. Cidade inteligente é composta por pessoas e a tecnologia vem para nos ajudar a viver bem. Por isso, o projeto HackacityGuará vai primeiro mobilizar as pessoas e depois entendermos quais são as preocupações do cidadão é que vamos mapear e desenvolver tecnologias para implementar nesta cidade inteligente”, explica Cristiane Pereira.

Hoje, o quadro da Guará Criativa conta com 22 projetos e startups incubados:
  • Square City
  • Modelagem da Engenharia Pericial aplicada à Indústria 5.0
  • HealthChain
  • Projeto Bebê Gourmet
  • Nanodiagnóstico colorimétrico de Sars-CoV-2 em ambientes
  • ExperienceBox
  • SafeBand
  • SIM – Sistema Individual de Som
  • Escolástico
  • João Fake News
  • Bee Bike, seu tempo é nosso tempo!
  • Prova Beer
  • Sementes nativas que germinam vida e oportunidade
  • PASSEARTE – Plataforma de conexão, registro e memória das Artes no DF
  • Compartilhado 1
  • Cooil Self Care
  • Serviço de Fidelização Inteligente do Transporte Público
  • Despachantes 2
  • Complexo Científico-Cultural Spectrum
  • Promover funcionalidade a partir de tecnologias assistivas solicitadas
  • Saúde Integrativa conectada ao paciente oncológico
  • SecurIA – Novo paradigma de segurança no trabalho na construção civil

Além de algumas agências desenvolvedoras de games.

Todas essas iniciativas e startups são guaraenses e mostram a efervescência da cidade para a geração de soluções inovadoras, negócios e oportunidades. O que os empreendedores da cidade precisam é de apoio e recursos. Por isso, uma das tarefas da Guará Criativa e do HackacityGuará é buscar alternativas para financiamento e crescimento negocial e de mercado.

Para saber mais sobre as startups do Guará e a atuação da Guará Criativa Incubadora basta acessar o canal do Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente no Youtube.

 

Parceria

A realização de projetos como o Hackacity Guará demanda a atuação integrada com a sociedade e precisa contar com diversas frentes de apoio. A iniciativa de já conta com parceiros estratégicos, como deputado distrital Rodrigo Delmasso. Cidadão do Guará, ele acredita na ciência e na tecnologia como aliadas do desenvolvimento sustentável e no apoio ao empreendedorismo inovador como combustível para o crescimento da cidade.

O parlamentar foi o responsável pela criação de leis importantes para o desenvolvimento de Brasília como cidade inteligente e para a ampliação de oportunidades de fomento voltadas a startups e novos negócios. A partir de projetos propostos por Delmasso, foram criadas: lei que cria o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) no Distrito Federal e o incentivo ao Setor de Ciência e Tecnologia ( Lei 6.692, de 1º de outubro de 2020); lei que dispõe sobre mecanismos, medidas e projetos para estímulo ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à qualificação científica e tecnológica, à inovação e à economia criativa no Distrito Federal, cria a Política Distrital de Ciência, Tecnologia e Inovação, estabelece diretrizes do PDTCI (Lei  6.620, de 10 de junho de 2020).

O deputado destaca que “o mais importante é que o Plano Diretor de Cidades Inteligentes, além de criar o Sistema Distrital de Ciência e Tecnologia e criar parâmetros, também coloca quais são os tipos de incentivo às atividades de ciência e tecnologia aqui no DF, bem como quais são os mecanismos de incentivo à ciência e tecnologia no Distrito Federal. Ou seja, do ponto de vista de legislação, nós estamos bem estruturados e agora precisamos buscar os recursos. Eu estou à disposição, do ponto de vista de destinação de recursos, para ampliarmos essas atividades e o meu sonho é tornar o Guará a primeira Região Administrativa inteligente do Distrito Federal. Acredito que nós vamos conseguir alcançar esse objetivo e podem contar não só com o nosso apoio, mas com o nosso trabalho para que o Guará passe a ser referência no DF e no Brasil”.