RenovaDF traz 250 pessoas para ajudar na manutenção da cidade

Enquanto recebem cursos práticos, eles cuidam da reforma e revitalização de equipamentos e áreas públicas

Vice-governador Paco Britto fez o lançamento do projeto no Guará.

O programa RenovaDF chegou ao Guará nesta quinta-feira, 11 de novembro, depois de ter sido lançado nas regiões de Estrutural e Itapoã. A cidade está recebendo 250 alunos de cursos práticos, que vão ajudar na manutenção de áreas públicas. Além do Guará, a Região de Águas Claras também recebeu o projeto, apresentado em evento no antigo ginásio do colégio Mawuell, na QI 11 do Guará I, transformado em Arena Guará após o fechamento da escola, com a presença do vice-governador Paco Britto.
Coordenado pela Secre-taria do Trabalho, 750 alunos receberão cursos práticos de qualificação social e profissional, nas áreas de construção civil e jardinagem, ministrados pelo Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Desse total, 500 estudantes atuarão em Águas Claras e 250 no Guará. “É o maior programa de inclusão social e qualificação profissional do Brasil”, afirma o secretário de Trabalho, Thales Mendes. “Chegaremos aos 4,5 mil alunos”, garante.
Na fila para receber o kit contendo camiseta, boné e lanche, estava a jovem Ana Beatriz Santos Romão, 21 anos. Desempregada, buscava o sonho por uma vaga na construção civil. “Meu pai, Carlos, que é pedreiro, me levava desde pequena às obras e me deu a maior força”, contou a moradora de Ceilândia. “É uma história de vida. Sou apaixonada pela profissão”.

Administradora
regional Luciane Quintana entrega o kit de aprendizagem a um dos alunos do projeto
“Pescadores”

Presente ao evento, o vice-governador Paco Britto, após parabenizar os alunos e agradecer às equipes, divulgou a mensagem do governador Ibaneis Rocha: “Estive com o governador há pouco e ele me pediu para transmitir abraços a todos vocês, que serão os novos pescadores. Perguntei: ‘pescadores, governador?’. ‘Sim’, ele respondeu; ‘não estamos dando os peixes, mas ensinando a pescar’. Com esse curso, [os inscritos] vão poder competir com igualdade”.
Também prestigiou o encontro o secretário de Governo, José Humberto Pires, que ratificou a grandiosidade do projeto idealizado pelo governador Ibaneis. “Neste ano, estamos atendendo 10 cidades das 33 [que compõem o Distrito Federal. No ano que vem, completaremos todas. É uma oportunidade de aprendizado de trabalho.” Dirigindo-se aos estudantes, declarou: “Agarrem essa oportunidade e renovem as cidades, mas, principalmente, a vida de vocês”.
Também estiveram presentes à cerimônia de lançamento o secretário executivo de Cidades, Valmir Lemos; o presidente da Novacap, Fernando Leite; o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior; os administradores regionais do Guará, Águas Claras e da Estrutural – respectivamente, Luciane Quintana, André Queiroz e Vânia Gurgel; o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel Edmar, e os deputados distritais Rafael Prudente e Robério Negreiros.