COMEÇA RECUPERAÇÃO DAS PRAÇAS

Cerca de 250 pessoas do Programa RenovaDF estão na cidade por três meses. Período que pode ser suficiente para recuperar em parte os espaços públicos do Guará

Durante três meses, 250 pessoas vão ajudar na recuperação das praças e espaços públicos do Guará, através do programa RenovaDF, parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai/DF) e o Governo do Distrito Federal. Enquanto se capacitam em uma profissão na área de manutenção, através da prática, eles recebem uma bolsa no valor de um salário mínimo. É uma espécie de troca, porque o programa está servindo também de emprego temporário para a maioria dos participantes, enquanto o governo aproveita uma mão de obra barata na manutenção de áreas públicas do Distrito Federal sem precisar fazer contratação de servidores. A Administração do Guará, por exemplo, conta com apenas uma equipe de 20 trabalhadores braçais, os chamados “funapeiros”, (presidiários em regime semiaberto, que prestam serviços ao governo em troca de uma bolsa pecuniária), o que não é suficiente para cuidar dos espaços públicos da cidade.
No caso do Guará, são 10 equipes do programa, que inicialmente estão recuperando as praças que apresentam maior deterioração dos equipamentos – parquinhos, quadras poliesportivas, bancos, aparelhos de ginástica (pontos de encontros comunitários) – e necessitam de limpeza e recuperação da área verde e até construção de calçadas.
O programa foi implantado em julho e já passou por outras regiões do DF e agora está iniciando sua terceira fase no Guará e na Estrutural. No total, participam cerca de 1.500 pessoas inscritas pela Secretaria do Trabalho, coordenadora do programa. A intenção do governo é inscrever 4.500 pessoas até o próximo ano, para que todas as regiões do DF sejam atendidas, inclusive com manutenção periódica. De acordo com o secretário do Trabalho, Thales Mendes, “o RenovaDF é o maior programa de inclusão social e qualificação profissional do país”. “É uma ação social, que também gera emprego e renda. O mercado necessita de mão de obra qualificada e os alunos do Renova-DF serão os trabalhadores que atenderão essa demanda”, completa o governador do DF, Ibaneis Rocha.

Como cuidadora de idoso, Adriana Alves, 44 anos, não estava conseguindo trabalho. No programa, além da renda, está aprendendo uma nova profissão
Emprego e capacitação

Além de promover a manutenção das áreas públicas, o programa qualifica pessoas desempregadas com o curso de Auxiliar de Manutenção, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Com carga horária de 240 horas distribuídas em cerca de três meses de aulas, o curso aborda técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.
Para o secretário de Trabalho, Thales Mendes, o programa é de responsabilidade e de inclusão social. “A qualificação está dentro de um processo de empregabilidade. Ao invés de ir para uma sala de aula, os alunos vão para o canteiro de obras e aprendem na prática uma profissão”. Para o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, “enquanto governo está empenhado na criação de uma tecnologia social, o Senai, com a expertise de um ensino de qualidade, contribui para que isso ocorra de forma efetiva. O programa permite que os alunos saiam aptos para ocupar vagas no mercado ou até empreender, abrir um negócio e ofertar serviços”.
Para Adriana Alves, 46 anos, moradora de São Sebastião, da equipe que está cuidando da praça da QE 32, o RenovaDF está sendo a oportunidade de se qualificar numa nova atividade porque a sua, de cuidadora de idoso, não está tendo demanda. “Vou ganhar um dinheiro que estou precisando e fazer novos amigos também”, diz. Também moradora de São Sebastião, Adriana Rodrigues. 24 anos, não estava conseguindo trabalho como profissional de beleza. “Essa renda do programa vai ajudar na manutenção do meu filho pequeno e estou aprendendo uma nova atividade”, diz ela, também integrante da equipe da QE 32.

Adriana Rodrigues, 24 anos, viu sua renda como profissional de beleza reduzir drasticamente durante a pandemia. O salário do RenovaDF vai ajudar na manutenção das despesas do filho pequeno
Inscrições

Os interessados em participar do programa Renova-DF podem se inscrever até 30 no site setrab.sysportal.com.br. É preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e anexar uma foto.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Trabalho nos telefones (61) 3773-9557/ 9566/ 9572 ou 9560 e por WhatsApp, nos números (61) 99199-3268 ou 99198-8727.