PM aumenta presença nas ruas

Novo comando do 4º Batalhão quer ampliar sensação de segurança dos moradores com operações constantes e mais viaturas e policiais nas ruas

Uma operação da Polícia Militar no Guará, co-ordenada pelo 4º Bata-lhão, reduziu a zero as ocorrências policiais entre a tarde de quarta (17 de novembro) e a manhã desta quinta-feira (18 de novembro) na cidade. Batizada de “Operação Parusia”, que quer dizer ‘em todo o lugar e a todo o momento”, mobilizou dez unidades da Polícia Militar, além do 4º BPM, cerca de 200 policiais em patrulhamento nas quadras da chamada mancha de violência, aquelas com maior quantidade de registro de crimes, no caso, a QE 40/Polo de Moda e a QE 38.


Durante a operação, 217 pessoas foram abordadas e 32 veículos e seis motoristas foram notificados com algum tipo de irregularidade ou infração de trânsito.
De acordo com comandante do 4º Batalhão, coronel Adauton Santana, o objetivo dessas operações, que serão realizadas com mais frequência, principalmente nas festas de final do ano, é transmitir aos moradores do Guará a sensação de segurança. “Queremos que cada morador se sinta seguro com a presença da polícia. Além das operações, teremos a circulação de viaturas por toda a cidade e mais policiais nas ruas”, explica.


A Operação Parusia contou também com o apoio de unidades especializadas (Rotam, Bope e Cavalaria) e do helicóptero da corporação. Com o aumento do efetivo policial, a PMDF pretende reduzir ao máximo as ocorrências criminais na região do Guará.

Comandante quer incrementar Rede de Vizinhos
Novo comandante do 4º BPM, cel Adauton promete intensificar as operações

O novo comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar quer trazer a expertise do projeto Guardião Rural, implantado por ele no Batalhão Rural, para ampliar e incrementar o projeto Rede de Vizinhos no Guará, que tem objetivo semelhante de promover a solidariedade entre vizinhos em busca da segurança pública mútua. “Tomei conhecimento de alguns grupos que existem na cidade, mas ainda são poucos. Vamos incentivar a criação de novos grupos e fortalecer e prestigiar os existentes, como acontece no Lago Norte, onde o Rede de Vizinhos é um importante instrumento para garantir a segurança pública”, afirma.
Outra prioridade do coronel Adauton Santana da Conceição é dar seguimento à interação com a comunidade, como vinha fazendo o comandante Everaldo Aragão. “Vamos intensificar também a vigilância ostensiva nos acessos à cidade, principalmente nos horários de pico, através da presença de viaturas e policiais e de blitz. Queremos ampliar a sensação de segurança à população do Guará”, acrescenta o comandante. Ele pretende também continuar a aproximação da polícia militar com a comunidade, através de encontros e parcerias com instituições organizadas e lideranças comunitárias da cidade, que vinha sendo praticada pelo comando anterior.

 

Presos três dos acusados de crime no Polo de Moda