Escolas públicas do Guará recebem laboratórios móveis de informática

CED 01 e CED 04 já receberam os equipamentos. Em todo o DF serão beneficiadas 42 unidades que atendem o ensino médio com computadores e kits de sala de vídeo

A subsecretária de Educação Básica, Solange Foizer, e a diretora da Escola Irmã Maria Regina, Lilian Oliveira, recebem os equipamentos do vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian | Foto: Mary Leal/Secretaria de Educação do DF

A Secretaria de Educação recebeu a doação de 42 laboratórios móveis de informática e de mais 42 kits de sala de vídeo para entrega em escolas de ensino médio da rede pública. No total, 26 escolas já receberam as doações e a previsão é de que a entrega para mais 16 unidades de ensino seja realizada até o dia 6/12. Os equipamentos foram doados pela concessionária do Aeroporto Internacional de Brasília, Inframerica.

Os laboratórios móveis contam, cada um, com 30 notebooks armazenados em um carrinho de recarga. Já as salas de vídeo recebem um projetor, uma caixa de som, um computador e um roteador cada uma.

O Centro Educacional (CED) Irmã Maria Regina Velanes Régis, localizado na região rural de Brazlândia, recebeu os itens nesta sexta-feira, 26. A diretora da escola, Lilian Kelly Oliveira, relatou que o acesso à tecnologia é precário para alguns estudantes e que o laboratório vai melhorar a qualidade do ensino.

“Atendemos mais de mil alunos e muitos não tem acesso à tecnologia. Com os computadores, a escola terá um suporte para se conectar à rede, além de ser essencial no desenvolvimento de projetos, no aprimoramento da didática de ensino, pois os professores poderão aplicar provas on-line e incentivar a pesquisa de informações na internet”, ressaltou a diretora.

Para a subsecretária de Educação Básica, Solange Foizer Silva, que participou da cerimônia de entrega, os equipamentos são importantes ferramentas de melhoria na educação de uma geração de estudantes que já está habituada à tecnologia. “Com essa entrega, a secretaria poderá avaliar o desempenho dos alunos para uma possível implantação dos equipamentos em todas as escolas da rede pública”, afirmou.

Para o vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, a doação dos itens é uma forma de contribuir com a sociedade. “A concretização desse projeto é muito proveitosa, auxilia os estudantes como um todo e nós pretendemos continuar com a iniciativa futuramente, inclusive apoiando o fomento à visitação no aeroporto”, antecipou.

 

Contexto

Os equipamentos são novos e valem R$ 3,9 milhões. O projeto faz parte de um acordo firmado entre a Inframerica e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como contrapartida de empréstimos realizados para as obras de expansão do terminal aéreo. Na Secretaria de Educação, as doações ocorrem pelo programa Escola que Queremos.

Por meio do Escola que Queremos, implementado em 2019, a Secretaria de Educação buscou parceiros para contribuírem na melhoria das unidades escolares da rede pública. Em 2021, após diversas tratativas, foi assinado o termo de doação.