Apagão e “secão” provocam caos no Guará

Maior parte da cidade ficou sem energia e sem água desde a manhã de quinta-feira. Energia voltou de madrugada, mas a água ainda não

O perrengue veio em duplicidade para a maioria dos moradores do Guará, que ficaram sem água durante todo a quinta-feira – o fornecimento ainda não restabelecido em algumas quadras -, e sem energia por mais de 12 horas em algumas áreas – as QEs 20, 32, 34, 40 e a QI 25 ficaram no escuro até à meia noite desta quinta. E continuam picos de queda momentâneos nesta sexta-feira em quase toda a cidade.
A interrupção no abastecimento de água durante o dia havia sido informada pela Caesb, que alegou a necessidade de promover remanejamento de redes para as obras do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG). Mas moradores das QEs 7, 9, 32, 36 e 40 (Polo de Moda) estão informando nas redes sociais que continuam sem água também na manhã desta sexta-feira, sendo que a previsão era de retornar o fornecimento à meia noite de quinta-feira.
A Caesb informa que a abertura das válvulas do abastecimento do Guará teve início às 3h40 desta sexta-feira e que o abastecimento está sendo retomado “gradativamente”, com previsão de estar em todas as torneiras até o início da tarde.
Para a falta de energia de ontem, que atingiu parte da cidade, a Neoenergia informa que “houve um defeito em um equipamento com vida útil avançada da Subestação Guará, que provocou interrupção em algumas quadras. De acordo com a empresa, as equipes de manutenção chegaram ao local em 15min, mas devido à complexidade do defeito, só foi possível restabelecer a energia com cerca de 1 hora e meia”.
A Neoenergia informa, através de nota, que “já investiu cerca de R$ 130 milhões neste ano (3,5 vezes mais do que ano passado), contudo ainda restam alguns ativos importantes para serem renovados”.