Festival Hackacity Guará – Dezenas de atividades por toda cidade neste sábado

Mutirão Cidade Inteligente promove série de eventos gratuitos na cidade. Serão mais de 20 atividades abertas ao público durante todo o sábado

Os quatro cantos do Guará serão mapeados pelo mutirão Cidade Inteligente, neste sábado, a partir das 9h. Uma verdadeira maratona de ações como palestras, oficinas e ações culturais abertas à comunidade e realizadas em diversos pontos da cidade.

O Festival Hackacity Guará é uma realização do Conselho de Desenvolvimento Econômico do DF (Codese-DF) e da Secretaria de Estado de Turismo do DF.  “Vamos ‘hackear’ a cidade do Guará com atividades espalhadas em todos os cantos: de auditórios, bares, restaurantes, escolas, praças e outros locais inusitados de forma presencial e/ou virtual”, destaca a idealizadora e coordenadora do projeto, Cristiane Pereira.

Ela explica que o cidadão é o ponto de referência, no centro da ação, durante a vivência neste dia. “E vai poder escolher que tipo de conhecimento e/ou informação que quer receber ou ter acesso, dando visibilidade para a cidade do Guará como uma cidade inovadora”, complementa.

“Esse projeto faz a diferença na vida de jovens e adultos pelo turismo. O turismo é a indústria que mais gera desenvolvimento e renda. O Hackacity Guará está impactando essa cidade pela economia criativa. Estivemos aqui com o programa Turismo em Ação e mapeamos os pontos turísticos da cidade. As experiências que são oferecidas aqui são únicas. Nós temos um futuro que começa agora e as nossas ações, hoje”, avalia a secretária Vanessa Mendonça.

Outro Patamar

Para o presidente do Codese-DF, Leonardo Ávila, o projeto inseriu o Guará em outro patamar. “Serve de modelo e exemplo para outras administrações regionais, para as cidades do entorno e para o Brasil. O Codese se envolverá em todas as ações que signifiquem melhoria da qualidade de vida dos habitantes do DF, representamos a sociedade civil, com representantes dos mais diversos segmentos, autoridades, do meio acadêmico” afirma Leonardo Ávila.

“Para desenvolver o Hackacity, adotamos a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, recomendada pela Câmara de Turismo 4.0 – Desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes. O objetivo do documento é elaborar e consolidar propostas sobre o tema “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)”, incluindo ações ligadas à mobilidade, à segurança e à melhoria dos gargalos; incentivar os instrumentos de transformação digital como meio de transformação dos destinos em DTI com foco na competitividade dos destinos turísticos brasileiros”, explica a coordenadora do projeto, Cris Pereira.

“O Guará é uma cidade fantástica, que tem uma história única, que começou pelas mãos dos moradores. Hoje possui 140 mil habitantes, está a 13 km da Esplanada, tem a Feira do Guará, o mais importante centro comercial da região e a Paróquia Maria Imaculada, um tesouro para o turismo religioso. Estamos inserindo o Guará na rota do turismo do DF. Vamos qualificar, reposicionar e embalar um produto pronto para o mercado de trabalho. E esse produto será o nosso legado para as futuras gerações”, ressalta a secretária Vanessa Mendonça.

Diretora da Escola Técnica do Guará, Gisele Caloví, secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e a secretária executiva do Codese-DF, Rosane do Vale | Foto: Cláudio Gerber/Setur-DF

Parceria

“Essa parceria é muito importante enquanto Escola Técnica do Guará, que atende os estudantes e a comunidade de uma forma geral. Ofertamos formação profissional e técnica e vemos esse projeto como um novo degrau para a nossa comunidade”, justifica a diretora da Escola Técnica do Guará, Gisele Caloví. Para este fim de semana, serão mais de 20 atividades abertas à comunidade que se estenderão ao longo de todo o dia, em diferentes pontos da cidade, seguindo todos os protocolos vigentes de prevenção à covid-19.

Durante a programação “Hackacity Guará – Mutirão cidade inteligente” ocorrerá o lançamento da websérie que destaca todas as potencialidades da cidade como rota turística no Distrito Federal no canal do Projeto no Youtube . A série é um retrato do Guará, desde a sua criação até os dias de hoje, que revela a evolução da cidade e suas características tradicionais.

No canal também serão disponibilizados, posteriormente, vídeos de todas as atividades do Festival. A previsão é que a série de conteúdos esteja no ar até o dia 8 de dezembro.

Confira a programação

● 9h (Administração do Guará): Abertura do Festival com o tema “Cidades inteligentes – O que motivou o projeto Hackacity Guará Mutirão Cidade Inteligente”
● 10h (Escola Técnica do Guará): Debate – ênfase no Polo de Modas do Guará”
● 10h30 (Administração do Guará): Palestra: Plano para Cidades Inteligentes do Distrito Federal
● 11h (Horta Comunitária do Guará na QE 38): Debate “Meio ambiente e sustentabilidade”
● 11h30 (La Bella QI 29): Roda de Conversa “Gastronomia como potencial turístico”
● 12h (Chalé da Traíra): Palestra “A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”
● 12h30 (Feira do Guará): Debate “Empreendedorismo Social e Economia Criativa”
● 14h (Feira do Guará): Palestra “O projeto Câmara do Turismo 4.0”
● 14h30 (Torteria Gourmet – QE 26): Debate “Tecnologia e games como solução para resgate do jovem ao empreendedorismo e trabalho”
● 15h (Administração do Guará): Debate “Diversidade – Projeto Glória”
● 15h30 (Espaço Multiplicidade): Palestra “Como nasceu o Projeto Hackacity Guará”
● 16h (4º Batalhão de Polícia Militar): Debate “Esportes no Guará como resgate da sociedade para viver e colaborar”
● 16h30 (Casa de Cultura): Roda de Conversa “O patrimônio público da cidade do Guará”
● 17h (Urbanos Observatório na QE 13): Debate “O impacto da mobilidade numa cidade”
● 17h30 (Casa de Cultura): Palestra “Apresentação do Diagnóstico do projeto Hackacity Guará”
● 18h (Teatro Arena – Casa de Cultura): Encerramento

Cultura, empreendedorismo e turismo

Além dos debates e palestras temáticas, o Festival Hackacity Guará vai promover outras intervenções culturais e empreendedoras pela cidade. Serão diversas atividades e atrações entre shows, oficinas e feiras. Confira as atrações:

● 8h (Administração do guará): Pocket show com Diego Leon
● 9h às 11h (Horta Comunitária do Guará): Oficina de brinquedos e recicláveis
● 10h (Espaço Multiplicidade): Oficina Criação, Direção e Produção de Vídeo Clip.
● 10h às 16h (Praça da QE 19): Feira de empreendedorismo criativo d’A Pilastra; Oficina de Grafite; Oficina de construção de uma marionete tipo KOKOSCHKA
● 10h (Skateparque do Cave): Oficina de Skate com o Submundo Guará
● 14h (Ateliê Lola – QE 30 conjunto F casa 59): Oficina de Desenho Cidade Inteligente para Crianças
● 16h (Casa da Cultura do Guará): Roda de Conversa “Brazilian Blues Band, 27 anos de Música Independente”
● 18h (Casa da Cultura): Mulherau Flash Mob – Por vivências e práticas feministas nas cidades inteligente
● 20h (Casa da Cultura do Guará): Show com a Brazilian Blues Band

Serviço

Festival Hackacity Guará – Cidade Inteligente (atividades gratuitas) – Neste sábado, dia 4 de dezembro, das 9h às 20h. Início das atividades na Administração do Guará. Programação completa no link: https://hackacity.com.br/