Guará foi todo hackeado

Mutirão Cidade Inteligente do projeto HackaCity promoveu série de eventos gratuitos na cidade durante todo o sábado. Foram mais de 20 atividades abertas ao público

Os quatro cantos do Guará foram mapeados pelo mutirão Cidade Inteligente, no sábado, 4 de dezembro, durante todo o dia. Foi uma verdadeira maratona de encontros, palestras, debates, oficinas e eventos culturais, abertos à comunidade e realizadas em diversos pontos da cidade – auditórios, bares e restaurantes, praças, escolas e na horta comunitária. Promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do DF (Codese-DF) e a Secretaria de Estado de Turismo do DF, o Festival Hackacity Guará reuniu moradores lideranças comunitárias e políticas para discutir o Guará em todas as nuances, sob os aspectos econômicos, culturais e sociais.

Idealizadora do Hackacity, Cristiane Pereira, a Cris, explica que o morador é o ponto de referência do projeto, “ao escolher que tipo de conhecimento e/ou informação quer receber ou ter acesso, dando visibilidade para a cidade do Guará como uma cidade inovadora”.  Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, “o Hackacity Guará faz a diferença na vida de jovens e adultos pelo turismo. O turismo é a indústria que mais gera desenvolvimento e renda. O projeto está impactando a cidade pela economia criativa. Estivemos aqui com o programa Turismo em Ação e mapeamos os pontos turísticos da cidade. As experiências que são oferecidas aqui são únicas. Nós temos um futuro que começa agora e as nossas ações, hoje”.

 

Outro Patamar

Para o presidente do Codese-DF, Leonardo Ávila, o projeto inseriu o Guará em outro patamar. “Serve de modelo e exemplo para outras administrações regionais, para as cidades do entorno e para o Brasil. O Codese se envolverá em todas as ações que signifiquem melhoria da qualidade de vida dos habitantes do DF, representamos a sociedade civil, com representantes dos mais diversos segmentos, autoridades, do meio acadêmico” afirma.

“Para desenvolver o Hackacity, adotamos a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, recomendada pela Câmara de Turismo 4.0 – Desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes. O objetivo do documento é elaborar e consolidar propostas sobre o tema “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)”, incluindo ações ligadas à mobilidade, à segurança e à melhoria dos gargalos; incentivar os instrumentos de transformação digital como meio de transformação dos destinos em DTI com foco na competitividade dos destinos turísticos brasileiros”, explica a coordenadora Cris Pereira.

“O Guará é uma cidade fantástica, que tem uma história única, que começou pelas mãos dos moradores. Hoje possui 140 mil habitantes, está a 13 km da Esplanada, tem a Feira do Guará, o mais importante centro comercial da região e a Paróquia Maria Imaculada, um tesouro para o turismo religioso. Estamos inserindo o Guará na rota do turismo do DF. Vamos qualificar, reposicionar e embalar um produto pronto para o mercado de trabalho. E esse produto será o nosso legado para as futuras gerações”, ressalta a secretária Vanessa Mendonça.

 

Parceria

“Essa parceria é muito importante enquanto Escola Técnica do Guará, que atende os estudantes e a comunidade de uma forma geral. Ofertamos formação profissional e técnica e vemos esse projeto como um novo degrau para a nossa comunidade”, justifica a diretora da Escola Técnica do Guará, Gisele Caloví. Durante a programação “Hackacity Guará – Mutirão cidade inteligente” foi feito o lançamento da websérie que destaca todas as potencialidades da cidade como rota turística no Distrito Federal no canal do Projeto no Youtube . A série é um retrato do Guará, desde a sua criação até os dias de hoje, que revela a evolução da cidade e suas características tradicionais.

No canal também serão disponibilizados, posteriormente, vídeos de todas as atividades do Festival. A previsão é que a série de conteúdos esteja no ar até o dia 8 de dezembro.