Delmasso pede zebrinha para o Guará

Linhas de ônibus ou miniônibus fariam ligação com o metrô e serviriam como circulares entre as quadras

O vice-presidente da Câ-mara Legislativa do Distrito Federal, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), morador da cidade, encaminhou ofício à Secretaria de Mobilidade e Transporte solicitando a implementação do Serviço Especial de Vizinhança no Guará. Conhecido como “zebrinha”, o serviço voltou a ser oferecido no Plano Piloto, Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste.

Para Delmasso, o traçado do Guará dificulta a integração ônibus metrô e acessos entre quadras

Delmasso lembra que o Guará tem cerca de 134 mil habitantes e com perspectivas de chegar aos 140 mil nos próximos dois anos e esse crescimento não foi acompanhado de investimentos em mobilidade correspondentes. “Por causa do traçado da cidade, os moradores precisam usar veículos particulares para acesso ao metrô ou circular pelas outras quadras. E nem todos dispõem de veículos, sem contar que os preços dos combustíveis estão cada vez mais altos”, argumenta.
Além de facilitar o acesso às duas estações do metrô da cidade, os “zebrinhas” circulariam entre as quadras, serviços que estão cada vez mais sendo oferecidos pelo transporte pirata, feito por veículos particulares, principalmente na via contorno do Guará II.

Zebrinha foi criado há 40 anos

O sistema circular por miniônibus foi criado em 1981 pelo então governador do Distrito Federal, Aimé Lamaison, com o objetivo inicial de ligar as vias internas das Asas Sul e Norte (W1 e L1) aos locais de trabalho da Esplanada dos Ministérios e setores de autarquias, comerciais e bancários. Depois de ser interrompido em 2012, o serviço voltou a ser implementado pelo GDF em outubro do ano passado, com 12 linhas e 46 veículos, ligando as quadras do Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal.