Aulas na rede pública voltam dia 14

O coordenador Regional de Ensino do Guará, Leandro Andrade, garante que as escolas e os professores estão prontos par ao retorno das aulas

No terceiro ano da pandemia, as escolas estão mais adaptadas aos novos protocolos de segurança sanitária. Os alunos passaram por períodos sem aula, depois com aulas híbridas, entre presenciais e digitais, apenas digitais e até por revezamento de turmas. Neste período, o governo aproveitou para reformar as escolas e preparar melhor os professores.
Até o momento, o governo programa o retorno 100% presencial, mas há uma nova de covid-19 no Distrito Federal, impulsionada pela variante ômicron e faltam leitos nos hospitais.
O professor Leandro Andrade, responsável pelas mais de vinte escolas do Guará esclarece como será este retorno e quais os planos da Educação para 2022.

Professor, as escolas do Guará estão preparadas para a volta às aulas? Como foi esta preparação?
No que se relaciona à gestão de pessoas, a preparação iniciou em outubro de 2021 com o procedimento de remanejamento de professores efetivos, posse de professores efetivos e o processo seletivo para professores temporários. No âmbito da Coordenação Regional de Ensino do Guará, estamos adotando procedimentos de gestão de pessoas para que, no dia 14, não falte professor em sala de aula. Já no contexto da infraestrutura, buscamos, junto às equipes gestoras, preparar as unidades escolares para esse retorno, investindo na infraestrutura e nos reparos necessários para receber a comunidade escolar. Salientamos que várias reformas das unidades escolares foram realizadas por meio das Emendas Parlamentares enviadas pelo Deputado Distrital Rodrigo Delmasso.

A pandemia de Covid-19 dá sinais de que deve demorar ainda para passar. As transmissões do vírus e internações estão bastante altas. As escolas vão voltar normalmente no dia 14? É possível que esta data seja adiada? Ou que as aulas voltem em um sistema híbrido ou de revezamento?
As aulas retornam, de acordo com o calendário escolar, dia 14 de fevereiro. O adiamento, caso ocorra, faz parte de uma ação deliberada pelas instâncias superiores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que se pautam em estudos técnicos junto à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Por isso, sempre estamos atentos aos decretos e às normativas encaminhadas.

Quantos alunos as escolas do Guará atendem atualmente? Este número tem crescido?
No âmbito da Coordenação Regional de Ensino do Guará, atendemos aproximadamente 23.930 (vinte e três mil e novecentos e trinta) estudantes. Além disso, atendemos 733 (setecentos e trinta e três) crianças em Creches e temos 863 (oitocentas e sessenta e três) crianças na lista de espera para atendimento em Creches, ou seja, há um grande esforço para que possamos atender a todos/as.

E quantos são os professores e demais profissionais? A quantidade é suficiente para a demanda?
Esta Coordenação Regional de Ensino do Guará possui atualmente 1.127 (mil cento e vinte e sete) professores efetivos, um banco de aproximadamente 1.227 (mil duzentos e vinte e sete) professores em regime de contratação temporária para suprimento dos afastamentos legais e carências remanescentes, 251 (duzentos e cinquenta e um) servidores da carreira de Assistência à Educação. Além disso, contamos com atuação, para o ano de 2022, de 92 (noventa e dois) Educadores Sociais Voluntários. No contexto da crescente demanda por professores, estamos trabalhando num plano de ação a ser desenvolvido no período de 08/02 a 13/02/2022 para que não faltem professores em sala de aula.

A Regional de Ensino está em busca de um imóvel para lugar para atender ao menos 400 alunos. Para quem serão estas novas vagas? E quando estará disponível esta nova escola?
As vagas destinam-se aos estudantes moradores da Cidade Estrutural e do Guará da Educação Infantil e Ensino Fundamental, anos iniciais. O processo para a constituição da nova Unidade Escolar está em andamento e, em breve, teremos o local apropriado para atender da melhor forma possível nossos estudantes e toda a comunidade escolar.