Por onde anda André Brandão, ex-administrador regional do Guará

Mesmo cumprindo pouco mais de dois anos da gestão do governo Rollemberg (foram dois anos e quatro meses no cargo), André Brandão se tornou um dos administradores regionais mais conhecidos e reconhecidos pela comunidade na história do Guará. De estilo proativo, nunca esperava o problema aguardar muito pela solução e procurava ouvir in loco as demandas dos moradores. E estava sempre disposto a ouvir a qualquer um sobre qualquer tamanho de demanda, desde que fosse sobre o Guará.
Mas, talvez por causa desse estilo foi retirado da Administração do Guará sob o pretexto de ser promovido à presidência de uma empresa pública, a Transportes Coletivos de Brasília (TCB), que a maioria da população nem sabe que continua existindo. Essa popularidade, pelo menos enquanto estava na Administração, o levou a experimentar as urnas em 2018 para a Câmara Legislativa, decisão que bateu de frente com as intenções e o projeto do seu padrinho político, o deputado distrital Rodrigo Delmasso. Conseguiu 4.537 votos, votação até expressiva para quem se candidatou pela primeira vez, mas aquém do que ele esperava.
O resultado das eleições e as frustrações pelo desfecho de sua saída da vida pública o levaram a se dedicar a seus negócios privados antigos e outros novos. Absorvidas as decepções, André aos poucos pensa em voltar à vida pública, mas sem abandonar seus negócios privados, que, por sinal, estão indo muito bem.
Embora especulado em listas de possíveis candidatos às próximas eleições, o ex-administrador regional do Guará garante que não há chance disso acontecer este ano, mas deixa no ar a possibilidade de trabalhar na campanha de algum candidato. “Tenho recebido convites e, como sempre gostei do ambiente político, pode ser que venha a participar novamente”, diz ele, lembrando que integrou coordenação de cinco campanhas políticas vitoriosas, uma inclusive como coordenador geral.

Início na política com Eneas

Com apenas 18 anos, André debutou no mundo político como assessor de um dos personagens brasileiros mais controversos e interessantes, o deputado federal Eneas Carneiro (“Meu nome é Eneas!”), o deputado mais votado proporcionalmente na história do País, com 1,2 milhão de votos por São Paulo. “Foi a melhor experiência de vida e de política que tive. Ele era uma pessoa fantástica e me ensinou muito”, conta André.
Terminado o mandato de Eneas na Câmara dos Deputados, André foi convidado pelo então presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Leonardo Prudente, pai do atual presidente Rafael Prudente, para assessorá-lo. Mesmo com pouca idade, André assumiu a diretoria da casa que foi responsável pela mudança da Câmara Legislativa do final da Asa Norte para a nova sede no Setor de Indústrias Gráficas.
Depois, foi convidado pelo deputado distrital Joel Valle para assumir a diretoria financeira da Ceasa-DF e depois a da Emater-DF, onde promoveu a reestruturação da parte financeira dos dois órgão, quando recebeu o convite para ser um dos coordenadores da campanha de Rodrigo Delmasso, que o indicou para a Administração Regional do Guará após as eleições.

Estilo proativo pode ter incomodado

Como administrador regional por dois anos e meio, André marcou sua gestão com uma forte interação com as lideranças comunitárias e a população da cidade. Esse estilo pode ter incomodado seu padrinho político e o grupo político dele, de acordo com avaliações de pessoas do meio. Nesse período, começaram a intensificar os boatos de que ele seria um pré-candidato às eleições de 2018, o que pode ter contribuído pelo deslocamento dele para a presidência da TCB. Lá ele ficou apenas três meses, quando decidiu oficializar sua candidatura e desligar-se definitivamente de Rodrigo Delmasso.
Hoje, aos 40 anos, André Brandão dedica-se a projetos políticos no segmento imobiliário, como incorporador, construtor – é engenheiro eletricista – , mudou-se para uma casa recém-construída nas novas quadras do Guará e nos finais de semana foge para o amplo recanto que construiu às margens do Lago Corumbá, onde gosta de passear de lancha com a mulher Cíntia, os três filhos e os amigos que sempre recebe.

Veja a entrevista