Praças gastronômicas se popularizaram no país nos últimos anos. São uma oportunidade de ter vários restaurantes diferentes no mesmo lugar, para que, mesmo em grandes grupos, todos comam o que quiser e continuem juntos à mesa. Uma opção para os pequenos restaurantes também, que dividem entre si os custos com o espaço e garantem comodidade aos seus clientes.No Guará, a Vila Gourmet 30 já é um local consagrado. Opção de muitas famílias durante à noite e aos fins de semana. Poder escolher entre comida japonesa, pastéis, crepes, pizza, hamburguês, batatas fritas, frango frito, cachorro quente ou açaí, no mesmo local é o principal atrativo. A ampla brinquedoteca do Clube Brinque+ no mezanino e um espaço para festas e comemorações também.
Para todos os gostos
A primeira temakeria do Guará, a AKI Temakeria, foi uma das primeiras lojas a serem ocupadas no espaço. Um misto de comida tradicional japonesa com receitas originais e práticas. No cardápio além dos tradicionais combinados de sushis e sashimis, temakis únicos (como os de tilápia empanada ou maçaricada) e receitas exclusivas.
Com a economia e a clientela proporcionada pelo compartilhamento do espaço, é possível encontrar muitas casas dando seus primeiros passos. Três delas começaram sua história ali no espaço da Vila 30: Sr. Fogazza, Rock’s e Rolêzitos.
Pastéis
Durante a pandemia, procurando uma forma de equilibrar as contas, o casal Rafael da Silva e Nicolly Nascimento uniram-se a Ícaro Correa para vender pastéis. Começaram na garagem de casa na QE 32, apenas fazendo entregas. Mas, uma ideia fez com que o negócio deslanchasse: as massas saborizadas. Com o novo ingrediente, os pastéis ganharam mais personalidade e conquistaram mais gente, quando decidiram abrir as portas na Vila 30, o Sr. Fogazza.
O cliente escolhe primeiro a massa: a tradicional, a de queijo, de pimenta, de cebola e salsa, de ervas finas, de alho, tempero do chef e até de chocolate. Depois acrescenta o recheio. São 12 opções de recheios salgados e 8 de doces. Mas pode misturar à vontade. Os pastéis são fritos na hora e chegam à mesa quentinhos. O que mais faz sucesso é o de hambúrguer – variados sabores de massa de pastel também são servidos sem recheio. Cortadas em tirinhas e com molhos especiais, são excelente tiragosto, tanto na versão doce (massa de chocolate frita em tiras, com doce de leite ou nutella), quanto salgadas (massas de ervas finas, pimenta, cebola e salsa alho e outras servidas com 3 molhos da casa).
Crepes e mais
Outro negócio que nasceu ali é o Rock’s, com crepes e wraps. Aberto há pouco mais de um ano, começa a se recuperar dos efeitos da pandemia. O Rocks oferece um cardápio enxuto, mas eficaz, com crepes criados pela casa ou com a opção de o cliente criar o seu, escolhendo entre as opções do menu. As opções são inúmeras, como picanha, peito de peru, queijos (muçarela, catupiry, parmesão e gorgonzola), alho crocante, manjericão e muitos outros.
Uma opção recomendada para sobremesa é o crepe japonês. A massa de crepe enrolada em cone (como uma casquinha de sorvete ou um temakis, como preferir) e recheada de nutella, morango (ou banana), chantilly e sorvete. Dá pra dividir tranquilamente com outra pessoa.
Linguiça e batata frita
Um petisco popular nos encontros de dois amigos, Wellington Souza e André Garcia, é uma novidade na Vila 30. Nos encontros casuais, os dois sempre preparavam o que chamam de rolêzito: cortes de linguicinha defumada, envoltas em finas fatias de batata presas com um palito e fritas. Vira uma linguicinha frita com chips de batata. O petisco, agora servido numa caixinha, dá o nome também ao restaurante. Eles iniciaram o negócio em um quiosque no Shopping Sul, em Valparaíso, mas, como guaraenses que são, abraçaram a oportunidade da Vila 30 e trouxeram a casa para o Guará. O rolêzito vem em várias configurações e até em tábuas, ladeados de carne de sol (ou panceta) e batatas fritas.
O Rolêzitos oferece ainda sanduíches únicos coo o Rolêpan (pão de parmesão, salsicha defumada, muçarela, barbecue, cheddar, bacon e cebolinha), ou o Rolê nordestino, uma celebração a região, com carne de sol, queijo qualho e manteiga de garrafa em uma baguete).