Guará ganha nova escola pública

Cerca de 400 alunos passam a estudar no prédio da antiga Padre Di Francia, na QE 42, alugado pelo governo para acomodar os excedentes matriculados em escola do SIA

Cerca de 300 estudantes do ensino fundamental e infantil foram transferidos da escola pública localizada nas proximidades da sede da Companhia Energética de Brasília (CEB) e do Clube da Saúde, na Região do Guará, para a QE 42. Eles vão ocupar o prédio da antiga escola infantil Padre Di Francia, alugado pela Secretaria de Educação para acomodar o excedente da Telematrícula da Escola Classe SCIA, que ainda vai permanecer com 210 estudantes. Serão 244 alunos no turno matutino (4o e 5o ano) e 193 no vespertino (2o e 3o ano).
Inicialmente, a Secretaria de Educação pretendia ocupar e reformar um prédio desativado do governo ao lado da Escola Classe SRIA para acomodar o excedente de matriculados, mas laudos técnicos indicaram que as instalações estavam comprometidas, daí a necessidade de buscar um outro local na Região do Guará, o que coincidiu com o fechamento da escola infantil Padre di Francia na QE 42 e a disponibilização do prédio para aluguel.

Pais tentaram resistir à mudança

Mas a mudança não foi bem recebida pela maioria dos pais, que reclamam do deslocamento para um local mais longe para quem busca os filhos na escola, e dos próprios estudantes que serão transportados em ônibus alugados pela Secretaria de Educação. “Esse deslocamento será prejudicial a todos, desde os professores aos pais e alunos. As crianças terão que passar por uma nova adaptação em outra escola e em outra cidade”, reclama Nazaré Lisboa, mãe de Heitor, de 10 anos. Os pais chegaram a fazer um movimento contra a mudança, mas a Regional de Ensino do Guará e a Secretaria de Educação argumentaram que não haveria outra alternativa, porque não seria possível acomodar quase 600 alunos na escola do SIA e também não teria como ampliá-la.
Para receber os novos alunos a Regional de Ensino do Guará teve que criar uma estrutura completa para a nova escola, com a nomeação de diretores, auxiliares e professores. As aulas da Escola Classe 03 CE da QE 42 foram iniciadas nesta quinta-feira, 3 de março.