Vila Gourmet 30 – Para todos os gostos

Praças gastronômicas se popularizaram no país nos últimos anos. São uma oportunidade de ter vários restaurantes diferentes no mesmo lugar, para que, mesmo em grandes grupos, todos comam o que quiser e continuem juntos à mesa. Uma opção para os pequenos restaurantes também, que dividem entre si os custos com o espaço e garantem comodidade aos seus clientes.No Guará, a Vila Gourmet 30 já é um local consagrado. Opção de muitas famílias durante à noite e aos fins de semana. Poder escolher entre comida japonesa, pastéis, crepes, pizza, hamburguês, batatas fritas, frango frito, cachorro quente ou açaí, no mesmo local é o principal atrativo. A ampla brinquedoteca do Clube Brinque+ no mezanino e um espaço para festas e comemorações também.

Para todos os gostos

A primeira temakeria do Guará, a AKI Temakeria, foi uma das primeiras lojas a serem ocupadas no espaço. Um misto de comida tradicional japonesa com receitas originais e práticas. No cardápio além dos tradicionais combinados de sushis e sashimis, temakis únicos (como os de tilápia empanada ou maçaricada) e receitas exclusivas.
Com a economia e a clientela proporcionada pelo compartilhamento do espaço, é possível encontrar muitas casas dando seus primeiros passos. Três delas começaram sua história ali no espaço da Vila 30: Sr. Fogazza, Rock’s e Rolêzitos.

Pastéis

Durante a pandemia, procurando uma forma de equilibrar as contas, o casal Rafael da Silva e Nicolly Nascimento uniram-se a Ícaro Correa para vender pastéis. Começaram na garagem de casa na QE 32, apenas fazendo entregas. Mas, uma ideia fez com que o negócio deslanchasse: as massas saborizadas. Com o novo ingrediente, os pastéis ganharam mais personalidade e conquistaram mais gente, quando decidiram abrir as portas na Vila 30, o Sr. Fogazza.
O cliente escolhe primeiro a massa: a tradicional, a de queijo, de pimenta, de cebola e salsa, de ervas finas, de alho, tempero do chef e até de chocolate. Depois acrescenta o recheio. São 12 opções de recheios salgados e 8 de doces. Mas pode misturar à vontade. Os pastéis são fritos na hora e chegam à mesa quentinhos. O que mais faz sucesso é o de hambúrguer – variados sabores de massa de pastel também são servidos sem recheio. Cortadas em tirinhas e com molhos especiais, são excelente tiragosto, tanto na versão doce (massa de chocolate frita em tiras, com doce de leite ou nutella), quanto salgadas (massas de ervas finas, pimenta, cebola e salsa alho e outras servidas com 3 molhos da casa).

Crepes e mais

Outro negócio que nasceu ali é o Rock’s, com crepes e wraps. Aberto há pouco mais de um ano, começa a se recuperar dos efeitos da pandemia. O Rocks oferece um cardápio enxuto, mas eficaz, com crepes criados pela casa ou com a opção de o cliente criar o seu, escolhendo entre as opções do menu. As opções são inúmeras, como picanha, peito de peru, queijos (muçarela, catupiry, parmesão e gorgonzola), alho crocante, manjericão e muitos outros.
Uma opção recomendada para sobremesa é o crepe japonês. A massa de crepe enrolada em cone (como uma casquinha de sorvete ou um temakis, como preferir) e recheada de nutella, morango (ou banana), chantilly e sorvete. Dá pra dividir tranquilamente com outra pessoa.

Linguiça e batata frita

 

Um petisco popular nos encontros de dois amigos, Wellington Souza e André Garcia, é uma novidade na Vila 30. Nos encontros casuais, os dois sempre preparavam o que chamam de rolêzito: cortes de linguicinha defumada, envoltas em finas fatias de batata presas com um palito e fritas. Vira uma linguicinha frita com chips de batata. O petisco, agora servido numa caixinha, dá o nome também ao restaurante. Eles iniciaram o negócio em um quiosque no Shopping Sul, em Valparaíso, mas, como guaraenses que são, abraçaram a oportunidade da Vila 30 e trouxeram a casa para o Guará. O rolêzito vem em várias configurações e até em tábuas, ladeados de carne de sol (ou panceta) e batatas fritas.
O Rolêzitos oferece ainda sanduíches únicos coo o Rolêpan (pão de parmesão, salsicha defumada, muçarela, barbecue, cheddar, bacon e cebolinha), ou o Rolê nordestino, uma celebração a região, com carne de sol, queijo qualho e manteiga de garrafa em uma baguete).