Central Food – Uma cozinha, mil opções

Onde funcionava o tradicional Bar Onda (um dos últimos redutos roqueiros do Guará), e depois o Carijó (conhecido justamente por sua cozinha impecável), operam hoje 6 marcas gastronômicas, algumas bem conhecidas. Ali funciona a cozinha da BH Pão de Queijo, uma das mais tradicionais casas de pães de queijo e salgados do Guará, atendendo há 20 anos eventos em todo DF, com o conceito de buteco home office e coffee-break. Estão ali também a Camarão In Box, que tem a premissa de entregar uma farta panela de pratos de camarão na casa do cliente, a Cão Véio, hamburgueria fundada pelo chef Henrique Fogaça, do programa de TV Master Chef, o Sushi Pronto, o Peixe Inglês e a creperia Cest Si Bon, marcas conhecidas do público brasiliense e agora instaladas no Guará.

Colaborativo

O conceito é uma tendência que foi impulsionada pela pandemia, com o crescimento do hábito das pessoas pedirem comida ao invés de irem aos restaurantes. São cozinhas industriais colaborativas, ou restaurantes sem salão, que atendem exclusivamente clientes remotos.

Mas, o Central Food é muito mais que uma dark kitchen, é também um espaço colaborativo, ou uma holding especializada em gestão de bares e restaurantes. “Nosso propósito é crescer junto com as empresas parceiras oferecendo o espaço estruturado e todo inteligência empresarial de mais de 20 anos que estamos no mercado da gastronomia” explica o gestor do espaço, o chef Marconi Berto.

Além da cozinha montada com todos os equipamentos para os restaurantes, a empresa dá apoio e consultoria para o crescimento da operação. “Dentro disso, temos sistemas gerenciais, apoio de operação como a gestão da loja e logística, comunicação, negociações de compras coletivas e muito mais. O foco verdadeiramente é crescer junto”, conta. “Afinal, o delivery é um caminho sem volta, e o Guará está cada vez mais verticalizado com novos prédios e um novo público que está chegando, o momento é ótimo e vai crescer cada vez mais”, conclui o chef.

Marconi Berto

Nascido e criado no Guará, Marconi cresceu dentro do comércio de seus pais (proprietários do Onda – Berto e Carmita) e está no meio empresarial da cidade desde 1977. Em 2000, depois de 23 anos de operação com o Onda armarinho e casa de fogos de artifício, resolvem mudar o foco e nasce aí o Bar da Onda que em 2016 vira Bar Carijó e em 2020 chega ao atual formato, o Central Food. Marconi é um cozinheiro que já teve seu trabalho reconhecido pela editora Globo com a publicação de uma receita de sua autoria e prêmios em alguns concursos gastronômico como o nacional Comida di Buteco. Hoje seu principal trabalho é network dentro do setor de bares e restaurantes de todo o DF sendo o administrador de 17 grupos direcionados a esse setor e com uma rede de relacionamento de mais de 900 empresários da área.