UPA do Guará será licitada em abril

O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha nesta quarta-feira, 16 de março, durante lançamento de investimentos na Cidade Estrutural. UPA será construída na QI 23, em frente à estão Guará do metrô

Agora é oficial: a cidade vai ganhar sua Unidade de Pronto Atendimento (UPA) até o final do ano. A garantia foi dada pelo governador Ibaneis Rocha nesta quarta-feira, 16 de março, durante lançamento de pacote de investimentos na Cidade Estrutural, que também vai ganhar sua unidade. De acordo com o governador, com essas duas unidades, a atual gestão vai atingir a marca de nove UPAs construídas em quatro anos. Juntas, elas vão somar aproximadamente 40,5 mil atendimentos por mês.

Para tirar do papel as sete UPAs já construídas nesta gestão, o GDF investiu mais de R$ 51 milhões e contratou cerca de mil profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e psicólogos. Servidores que já estão atuando nas unidades em Ceilândia, Paranoá, Gama, Riacho Fundo II, Planaltina, Vicente Pires e Brazlândia, todas com funcionamento 24h por dia.

Terreno em frente à Estação Guará do Metrô

Onde e como será a UPA do Guará

A unidade do Guará será construída na QI 23, ao lado da QE 24, no terreno que pertencia à Caesb e será de Porte II (para cidades de 100 mil a 200 mil habitantes) e terá no mínimo 11 leitos de observação, capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia. Como é um projeto arquitetônico padrão, como o das Escolas Técnicas, a construção é rápida e pode ficar pronta em até seis meses depois de iniciada a obra.

A Upa não inviabiliza e nem interfere nas funções do futuro Hospital da Região Centro-Sul, previsto para ser construído no Guará II. As Upas complementam o atendimento dos hospitais ao fazer os atendimentos de emergência e encaminhamento ao hospital correspondente ao tratamento pedido e conforme o grau de complexidade. A UPA do Guará terá 1,2 mil metros quadrados, tamanho padrão para o porte e capacidade para receber cerca de 5 mil pessoas por mês.

A construção de uma UPA é uma luta do deputado distrital Rodrigo Delmasso, morador do Guará, iniciada em 2019. Foi dele também a ideia de utilizar o terreno da Caesb na QI 23, por sua localização estratégica, em frente à estação do metrô e num corredor servido por transporte coletivo.  “Confirmada a UPA, o segundo presente para a cidade será o Complexo Hospitalar Centro-Sul. Não tenham dúvidas que vamos conseguir também”, garante o deputado