Escolinha de futebol leva esperança e perspectiva de futuro a crianças

Mais que lazer, dos treinos dos pequenos podem sair craques de bola

Fotos: Rogério Lopes

O esporte tem o poder de atuar na construção de um perfil mais resiliente, além de contribuir para mais qualidade de vida. Segundo estudos de 2021 da revista Archives of Clinical Psychiatry, a prática de esporte dos atletas, durante a juventude, proporciona maior resiliência e qualidade de vida na fase adulta quando comparados com indivíduos não atletas.
Há 14 anos o ex-jogador de futebol profissional, Edi Carlos Monteiro, e a sua esposa, Luana Nogueira fundaram uma escolinha de futebol no Guará. O projeto “Bom de Bola” começou de forma singela, com três alunos no primeiro dia, dezoito em duas semanas e recentemente, a escola já chegou a treinar 300 crianças.

“Quando iniciamos a escolinha, à época, eu morava na QE 40 e fui na praça lanchar, quando vi umas crianças por lá. As vi e tive medo de se envolvessem com drogas e tive ideia de chama-las para jogar bola. Logo fomos jogar no campo sintético do 4º batalhão, depois precisamos sair e hoje treinamos no campo da QI 18”, contou Edi Carlos. O treinador complementou que durante a pandemia os alunos diminuíram, mas que agora, já voltaram a ter 150 crianças.

Para além do esporte, o “Bom de Bola”, faz um trabalho de prevenção à pedofilia e à criminalidade. Defensor do esporte e protetor das crianças e adolescentes, o deputado Delmasso (Republicanos) tem o pensamento alinhado com Edi Carlos. O parlamentar, que já presidiu a CPI contra a Pedofilia na Câmara Legislativa, acredita que o esporte tem o poder de impedir que os jovens se atraiam pelas drogas e dá a eles esperança, grandes sonhos e metas.

Em visita ao projeto “Bom de Bola” no último sábado (26/3), o deputado Delmasso pode ver como está sendo aplicada a emenda parlamentar de R$ 70 mil reais no projeto, recurso utilizado para compra de materiais e pagamento de professores. Na ocasião, Delmasso, que também é morador do Guará, anunciou que vai destinar emenda também, para a reforma e manutenção dos nove campos sintéticos da cidade.

“Eu fico muito feliz em fazer parte deste projeto que iniciou anos atrás, tão pequeno, mas um propósito tão nobre que cresceu e tem feito a diferença na vida de muitos jovens e famílias inteiras. Ver a alegria destas crianças e saber que daqui já saíram vários atletas para times profissionais, não tem preço. É uma honra poder ajudar”, comemorou Delmasso.

De acordo com Edi Carlos, alguns pais ajudam com uma taxa de manutenção mensal, mas que é a primeira vez que um deputado investiu no projeto. “Agora com o deputado Delmasso que ajudou com a emenda, conseguimos colocar 60 bolsas pra crianças de baixa renda. Eles ganharam o uniforme completo. Estamos tirando 60 crianças das ruas e da criminalidade, que poderia atingi-los futuramente”, contou o treinador.

Através dos contatos que Edi Carlos fez ao longo de sua carreira de jogador, e do trabalho e qualidade dos atletas que formam da escolinha, já conseguiram encaminhar vários atletas. “Do projeto “Bom de Bola” já saíram cerca de oito crianças para jogar em bases de times profissionais. Eles e eu estamos realizando um sonho. Daqui já foram atletas para o Atlético Goianiense, para o Desportivo Brasil de São Paulo, para o Vasco da Gama e em breve, levarei mais alunos para fazerem teste no Vila Nova”, detalhou Edi Carlos.