Rota 156 neste domingo

Avenida Central do Guará II será fechada aos carros e será ocupada novamente pela população

Dia 15 de maio será um domingo diferente. Com a volta do evento mais querido do Guará, milhares de pessoas apropriam-se da avenida central da cidade, fechada aos carros, em um dia repleto de atividades de lazer, esportivas e culturais. Um espaço especial será montado em frente à 4ª DP, a praça Alcateia- Onde Os Lobos se Encontram. Uma praça temporária, com música, exposição de artesanato, foodtrucks e Feira de Troca. O palco Ricardo Retz homenageia o produtor cultural homônimo, falecido em 2021, e responsável pela preservação de milhares de itens históricos da música de Brasília, recebe bandas icônicas da cidade. Estão na programação a banda punk Os Cabeloduro, o bluesrock da Brazilian Blues Band e a ciranda festiva do Pé de Cerrado.

Batalha de MCs

Durante o dia, a Pretolândia Crew, uma marca e produtora de cultura hip hop dedicada a fomentar o cenário através da música, arte e moda urbana, vai promover uma batalha de MCs no espaço Street Art. Na batalha, dois MCs tiram na sorte para definir quem vai iniciar a batalha. O primeiro MC começa com um ataque de 45 segundos. Logo, o segundo MC defende o ataque com 45 segundos de resposta. Depois, o segundo MC ataca tendo 45 segundos de tempo, dessa forma somando 1m e 30s. Finalmente, o primeiro MC (que iniciou a batalha) responde com 45 segundos de tempo. O formato “bate-volta” é uma modalidade onde um MC tem direito de uma entrada compondo quatro rimas, e o outro MC no mesmo tempo responde. Assim, totalizando duas entradas e respostas por cada round.
Evento múltiplo
Além de promover a integração, entre vizinhos que muitas vezes não se conhecem, e o reencontro de pessoas que há muito tempo não se viam, o Rota 156 é uma forma de poluir menos, interrompendo o tráfego de veículos por um dia.
O Rota 156 estimula a sensação de pertencimento e valorização dos patrimônios materiais e imateriais da cidade. A programação se estende por todo o dia, estimulando também o consumo em restaurantes, bares e lanchonetes da região
Como vinha acontecendo em outras edições, o evento conta com o apoio da Administração Regional do Guará e do SESC – DF. E terá a participação de grupos e movimentos como o Mulherau, Sindicato do Reggae, Rádio Cultura FM e Clube do Blues de Brasília.
O incentivo do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, do Governo do Distrito Federal, possibilita que, no dia 15 de maio de 2022, o ROTA 156 retome seu espaço nas ruas do Guará.

O Coletivo 156

Tudo começou com um comentário em uma rede social, em meados de 2015. Após ver a ampla avenida central do Guará II vazia, interditada para o trânsito de veículos por conta de uma corrida, um jornalista guaraense comentou como seria incrível ver este disponível para a população. Uma oportunidade de sair dos apartamentos e casas, e ocupar a rua sem tráfego. Este comentário incentivou uma reunião informal de moradores do Guará, para discutir como ressignificar os espaços públicos da cidade. Jornalistas, artistas, e produtores culturais, passaram a idealizar ações socioculturais, cientes da força transformadora da arte e da cultura junto à sociedade, projetaram a ocupação consciente e lúdica da avenida Central do Guará II. Um benefício inestimável à população do Guará.
O objetivo de ressignificar um importante espaço urbano foi cumprido. Além de inspirar a criação da lei que expande a ideia para todo o DF. Mesmo com o afastamento do Coletivo 156 da iniciativa, ocorreu a natural apropriação do espaço público pelos moradores, e o evento ganhou outros nomes.

 

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura com o cortejo cênico musical com o Quinteto Capivara.

ESPAÇO SE ESSA RUA FOSSE MINHA
Dedicado a programação infantil com contação de histórias, leitura de livros infantis, pinturas de rosto, brinquedoteca e palhaços. São apresentações que começam nesse espaço e que seguem interagindo com o público permeando a palhaçaria por todo o evento.
9h às 11h – Pintura de rosto
9h às 17h – Brinquedoteca
9h – Contação de histórias com Nyedja Gennari
14h – Oficina de instrumentos musicais com recicláveis com Rogério Pereira
14h – Contação de histórias com Queila Branco
15h – Palhaçaria com o Circo Artetude

PALCO ALCATEIA – Onde os Lobos se Encontram
O Palco Alcateia é um espaço dedicado à música, com apresentações de bandas consagradas e mais duas apresentações escolhidas por seletiva, com curadoria do Coletivo 156.

FEIRA DE TROCAS
Idealizada para estimular o escambo, ou seja, a troca de objetos entre os expositores e o público, incentivado a levar objetos que estejam parados em casa e sem uso, mas que podem ser úteis para outras pessoas. A feira será dividida em dois espaços: um dedicado à troca de objetos relacionados a música e audiovisual como, discos de vinil, Cds, Dvds e fitas e outro dedicado a troca de artigos em geral.

FEIRA CULTURAL “MESTRE ATAÍDE”
Dedicada a produtores locais de artesanato e peças com design autoral, este espaço visa movimentar a economia criativa.

ESPAÇO STREET ART
Espaço dedicado às artes de rua e aos esportes urbanos. com apresentação de grupo street dance, Dj tocando hip-hop, painéis pintados ao vivo por grafiteiros renomados e monitores skatistas.
9h às 17h – Monitores skatistas
9 às 16h – Batidão Sonoro
14h – Batalha de Rimas
14h – 17h Painel de grafite com a artista Camila Siren
15h – Apresentação de street dance com o grupo BSB Girls

ESPAÇO CORPO E MOVIMENTO
Para promover a movimentação do corpo e estimular a prática de esportes e o autocuidado, o Rota 156 traz duas atividades: a prática de yoga em espaço aberto em conexão com a natureza, logo no início do dia, e no final da tarde, com sol mais ameno, uma roda de capoeira, ambos abertos a todos
9h – Prática de yoga
13h às 15h – Djs Telma e Selma
16h30 – Grupo de capoeira Mestre Jorge Benson