Judoca Bianca Reis é ouro em Olimpíadas Escolares na França

A judoca guaraense de 16 anos venceu todas as lutas no Gymnasiade 2022, a principal competição esportiva escolar do mundo

A atleta Bianca Reis é uma das maiores revelações esportivas dos últimos tempos no país. Com apenas 16 anos já conquistou importantes títulos no judô e segue colecionando medalhas pelo mundo. Desta vez, venceu suas quatro lutas, todas por ippon, que é como o nocaute da modalidade, contra lutadoras da Hungria, Gabão, Romênia e Cazaquistão. Todas as lutas ocorreram no mesmo dia, 19 de maio, e resultaram no ouro para Bianca, na categoria até 57kg.  Essa não foi o primeiro sucesso internacional dessa representando do DF. Antes, Bianca já havia conquistado o ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, disputados em Rosário na Argentina.

“Essa foi a primeira vez na França. Experiência maravilhosa de poder viajar com meus amigos. Tive um pouco de dificuldade com relação ao horário e o clima. Mas de uma forma geral, adorei a possibilidade de viajar com o pessoal de outras modalidades, conhecer pessoas de outros países e outras culturas”, afirmou a judoca.

A Gymnasiade é uma das principais competições escolares do planeta e foi disputada em 2022na região da Normandia, na França. A competição reúne cerca de 3,4 mil atletas-estudantes de 69 países, todos na faixa etária de 16 a 18 anos. O Brasil teve 230 representantes, de 22 Unidades Federativas. É a maior delegação do país na história da competição, que pela primeira vez terá também esportes paralímpicos. O Time Brasil vai atuar em 20 modalidades, entre elas o judô.

 

Trajetória

A paixão de Bianca Reis pelo judô começou nos tatames de jiu-jítsu, quando acompanhava o pai. “Na época, eu treinava e levava a Bianca comigo”, conta Marcos Reis. “Ela ficava lá vendo, fazendo cambalhotas, brincando e correndo. O meu professor sugeriu que a colocasse no judô”.

Atualmente, Bianca treina todos os dias na Academia Corpo Arte, no Guará, com o orientador Oswaldo Navarro. “Ela está com a gente desde os dez anos”, conta o professor. “É muito gratificante vê-la, porque a gente sempre tenta despertar os alunos, fazer com que eles gostem do esporte”. Foi Navarro quem incentivou a menina a entrar no mundo das competições. “Ela foi se destacando, porque é superdisciplinada, aguerrida e bem competitiva”, avalia. “Fico feliz de termos conseguido despertar isso na Bianca”.

Da França, Bianca partirá para outro desafio na Europa. No dia 1º de junho ela desembarca em Graz, na Áustria, para o Circuito Europeu Sub-21. Vale destacar que Bianca é hoje a primeira colocada no ranking nacional tanto no sub-18 como no sub-21.

Com Metrópoles