Guará tem 134 mil habitantes, segundo Codeplan

Formada por 56,7% de mulheres, população aumentou em 10 mil habitantes desde 2018

Population demographics report, pie chart composed of people. Vector illustration

A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (PDAD) do Guará e das cidades próximas (Águas Claras, , Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, SIA, Arniqueira, SCIA e Vicente Pires) traz muitos contrastes entre as populações dessas regiões.
A PDAD é uma pesquisa domiciliar por amostral realizada a cada dois anos pela Codeplan. A PDAD é o “raio x” do Distrito Federal realizado e traz um diagnóstico completo da capital, com suas 33 regiões-administrativas. Foram visitados mais de 30 mil domicílios a fim de coletar informações quanto aos aspectos de migração, demográficos, condições sociais e econômicas, situações de trabalho e renda. São realizadas perguntas sobre os domicílios e seus moradores.
Sobre domicílios, são abordadas questões quanto ao tipo de moradia, acesso a serviços públicos, problemas e infraestrutura urbana nas proximidades, acesso a bens e serviços domiciliares, existência de animais de estimação e segurança alimentar.
Sobre moradores, são investigados aspectos demográficos (idade, sexo e raça/cor da pele), saúde e deficiência, migração, comunicação e informação, educação, trabalho, rendimento e fecundidade.

Guará

Comparando os dados entre as cidades próximas, Guará é a segunda com maior renda familiar – mensal (R$ 7.478,97), abaixo de Águas Claras (13.750,52) e acima da média do Distrito Federal (R$ 6.329,14). Guará é maior cidade da região e também com a maior população idosa.
Uma novidade da PDAD este ano é a pergunta sobre a comunidade LGBTQIA+. A pesquisa mostra que 4,8% da população guaraense se identifica com algum gênero ou orientação da sigla, maior que a média do DF (3,8%). Mais da metade da população adulta da cidade tem curso superior completo (56,9%), e entre quem estuda, 68% o fazem na cidade. Quase a totalidade das pessoas tem acesso à internet (96,4%), principalmente pelo celular (95,7%). O automóvel é o meio de transporte mais utilizado (40%), mas quase 25% da população desloca-se a pé pelo Guará.
A maioria das pessoas do Guará moram em apartamentos (57%), 17,2% vivem sozinhas, 12,9% são famílias compostas de mães e filhos e 31,1% são casais com filhos. Dado interessante é que entre as pessoas que pretendem se mudar de residência nos próximos doze meses, 71,9% pretendem continuar no Guará.
A pesquisa mostra que Guará é uma cidade bem estruturada, com crescimento natural, sem um boom populacional nos últimos anos, com boa parte de sua população educada principalmente em escolas na própria cidade. A PDAD mostra ainda (veja dados ao lado) que boa parte da população guaraense faz suas compras na própria cidade, o que impulsiona a economia local. Ainda assim, 43,8% trabalham no Plano Piloto, contra 36,5% no Guará e 8,9% em Taguatinga.

Contrastes

No caso das regiões que compõem a Unidade de Planejamento Territorial (UPT) Central Adjacente as diferenças são maiores ainda. Se compararmos a distância de Águas Claras e a Estrutural para o centro da capital federal, que é o Plano Piloto, por exemplo, isso fica mais claro.
Apesar de ficar mais distante geograficamente, a população de Águas Claras é que mais se aproxima do Plano Piloto em alguns aspectos levantados pela pesquisa. Enquanto, por exemplo, 80,2% dos respondentes de Águas Claras afirmaram ter contratado um plano de saúde, na Estrutural apenas 5% destes mesmos moradores disseram possuir o benefício particular.

Veja os resultados completos da PDAD:

apresentacao_central_adj2

guará