Sete dias no Parque Dener para discutir como tornar a cidade mais inteligente

O Hackacity Guará, através do Codese e da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação promover conversas com os moradores entre os dias 13 a 19 de junho

Em uma tenda montada no parque Dener, no Polo de Moda, a Experiência Hackacity vai ser uma jornada de aprendizagem sobre tecnologia e sustentabilidade. Starups, produtores de games, artistas, estilistas e palestrantes vão discutir os caminhos para tornar o Guará uma cidade inteligente. O Hackacity Guará é uma iniciativa da população guaraense em busca de soluções para tornar a cidade mais humana, diversa, inclusiva, segura, economicamente fértil e sustentável. Pautado pela Carta brasileira para Cidades Inteligentes, o Hackacity tem buscado este objetivo nos últimos anos através do diálogo entre a população e especialistas que geraram produtos importantes, como a série de vídeos sobre a história e os potenciais turísticos do Guará produzidos em 2021 (com fomento da Secretaria de Turismo).
Em 2022, novamente com execução do Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do Distrito Federal, o Hackacity Guará volta-se à preocupação com a sustentabilidade, debatendo a gestão de resíduos, geração de energia, cuidado com as áreas verdes e parques e a integração entre a população, sempre buscando soluções tecnológicas para estes desafios.

Experiência

Não se pode discutir a cidade e as tecnologias para torná-la melhor sem as pessoas. Uma cidade inteligente é pensada para seus habitantes e por seus habitantes. O espaço urbano é ressignificado para que atenda quem o usa da melhor forma. Por isso, o Hackacity Guará decidiu convidar a comunidade para a construção destas soluções, usando um espaço que precisa ser melhor ocupado: o Parque Dener. Ali acontece a Experiência Hackacity Guará, entre os dias 13 e 19 de junho. Em meio ao parque, demonstrações de startups e tecnologia, painéis sobre como tornar a cidade mais inteligente, oficinas e encontros entre a comunidade, gestores públicos, empresas e especialistas. Principalmente, a Experiência Hackacity será um espaço de mediação de conversas entre especialistas, poder público e a comunidade sobre a cidade que queremos.
A escolha do parque urbano é proposital, por ser uma área com grande potencial subaproveitado. O Hackacity pretende discutir formas de ressignificar o parque Dener para ser, além de um espaço de convivência, um local de inovação, incentivando o cuidado com a área verde e a experimentação de tecnologias que serão aplicadas à cidade no futuro. A Administração do Guará e outros órgãos do GDF são apoiadores do Hackacity Guará e estão comprometidos com a revitalização da área durante e após o evento.

Incubadora

O Hackacity Guará também vai ampliar a atuação de sua incubadora de startups e games. Este processo de incubação começou em 2021 e recebeu o prêmio Cidade Empreendedora, do Sebrae-DF. Agora, este processo será ampliado tendo como premissa o desenvolvimento de tecnologias com foco em sustentabilidade, mas também oportunizando conhecimento para as startups e games que participaram dos editais de fomento no DF (StartBSB 2021 e Programa Centelha 2022 que não foram beneficiadas) de forma a se prepararem para o mercado e estarem melhor preparadas para os próximos editais de fomento no DF.