Teatro na Escola na Administração do Guará

Alunos do CED 4 vão completar curso de formação teatral com apresentações de 8 a 10 de junho

De 8 a 10 de junho, quarta à sexta-feira, o Centro Educacional 04 (QE 9 do Guará I) promove no Teatro da Administração do Guará, a XVIII Semana de Teatro na Escola, projeto elaborado e coordenado pelo Professor de Artes Cênicas Antônio Carlos Pimentel, formado pela Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro. O evento marca também a despedida do Professor Pimentel, que vai se aposentar da carreira de professor da rede pública.
O projeto foi dividido em partes: no primeiro bimestre são ministradas aulas teóricas em sala de aula, onde os alunos adquirem noções básicas, como expressão corporal, trabalho de corpo e voz, ocupação do espaço, presença no palco, noções de iluminação, cenário e todo processo de Montagem de uma peça. A partir do segundo bimestre, são aulas práticas com apresentações de esquetes. Em seguida, as turmas são divididas em grupos e cada grupo escolhe seu texto/peça, define o elenco, alunos que irão interpretar os personagens e os demais colaboradores, tais como: sonoplasta, cenógrafo, figurino, iluminação etc. Os ensaios são realizados dentro da grade horária com a supervisão e orientação do professor e alguns grupos intensificam os trabalhos ensaiando em horários vagos. Os temas que serão trabalhados com mais intensidade este ano serão, entre outros, Feminicídio, Racismo, Bullyng e Pandemia.

Projeto iniciou há 20 anos

O projeto foi iniciado em 2002. quando Pimentel lecionava no Centro Educacional 412 de Samambaia. Posteriormente, com sua transferência para a Regional do Guará, no Centro de Ensino Fundamental 04, de 2003 a 2008, o projeto retomado e continuou o CED 04 Guará, para onde ele foi transferido, com a realização da VI Semana de Teatro que é repetida todos os anos.