Experiência Hackacity Guará – Sete dias para conversar sobre como tornar a cidade mais inteligente

A Experiência Hackacity Guará, promovida pelo Codese, Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação e Administração do Guará, convoca os moradores para conversar sobre tecnologia e sustentabilidade

Entre os dias 13 e 19 de junho, no Parque Dener, no Polo de Moda do Guará, acontece uma jornada de aprendizagem e diálogo sobre tecnologia, sustentabilidade e um futuro mais inteligente para a cidade: a Experiência Hackacity Guará. São startups, produtores de games, artistas, estilistas, projetos sociais, especialistas e a comunidade discutindo os caminhos para tornar o Guará uma cidade inteligente.

Cristiane Pereira – idealizadora do Hackacity Guará

“O Hackacity Guará é uma iniciativa da população guaraense em busca de soluções para tornar a cidade mais humana, diversa, inclusiva, segura, economicamente fértil e sustentável. Pautado pela Carta brasileira para Cidades Inteligentes, o Hackacity tem buscado este objetivo nos últimos anos através do diálogo entre a população e especialistas que geraram produtos importantes, como a série de vídeos sobre a história e os potenciais turísticos do Guará produzidos em 2021, com fomento da Secretaria de Turismo, conta Cristiane Pereira, gestora do Hackacity Guará.

“A escolha do parque urbano é proposital, por ser uma área com grande potencial subaproveitado. O Codese, através do Hackacity Guará, pretende discutir formas de ressignificar o parque Dener para ser, além de um espaço de convivência, um local de inovação, incentivando o cuidado com a área verde e a experimentação de tecnologias que serão aplicadas à cidade no futuro”, explica Leonardo Ávila, presidente do Codese.
Leonardo Ávila, presidente do Codese

Em 2022, novamente com execução do Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do Distrito Federal, fomento da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação e apoio da Administração do Guará, o Hackacity Guará volta-se à preocupação com a sustentabilidade, debatendo a gestão de resíduos, geração de energia, cuidado com as áreas verdes e parques e a integração entre a população, sempre buscando soluções tecnológicas para estes desafios.

Experiência

Não se pode discutir a cidade e as tecnologias para torná-la melhor sem as pessoas. Uma cidade inteligente é pensada para seus habitantes e por seus habitantes. O espaço urbano é ressignificado para que atenda quem o usa da melhor forma. Por isso, o Hackacity Guará decidiu convidar a comunidade para a construção destas soluções, usando um espaço que precisa ser melhor ocupado: o Parque Dener. Ali acontece a Experiência Hackacity Guará, entre os dias 13 e 19 de junho. Em meio ao parque, demonstrações de startups e tecnologia, painéis sobre como tornar a cidade mais inteligente, oficinas e encontros entre a comunidade, gestores públicos, empresas e especialistas. Principalmente, a Experiência Hackacity será um espaço de mediação de conversas entre especialistas, poder público e a comunidade sobre a cidade que queremos.

A escolha do parque urbano é proposital, por ser uma área com grande potencial subaproveitado. O Hackacity pretende discutir formas de ressignificar o parque Dener para ser, além de um espaço de convivência, um local de inovação, incentivando o cuidado com a área verde e a experimentação de tecnologias que serão aplicadas à cidade no futuro.

 

Programação

Em cada um dos sete dias de evento, sempre às 18h, acontecem painéis com especialistas e a comunidade do Guará sobre temas da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.
São eles:
• Cidade Inteligente. Qual o Guará que queremos?
• Tecnologia e inovação para as cidades inteligentes
• Soluções inovadoras para a preservação e manutenção de áreas verdes e parques
• A vocação do Polo de Moda e a busca de soluções inovadoras para a indústria da moda
• Como a tecnologias pode melhorar a gestão de resíduos no Polo de Moda e quadras próximas
• Como a tecnologia pode alavancar o associativismo na economia do Guará
• Tecnologia e segurança pública

Uma roda de conversa com as lideranças comunitárias do Guará ocupa o espaço na sexta-feira, mediada pelo ex-administrador da cidade, Joel Alves Rodrigues.
Além dos painéis participativos, várias atividades relacionadas ao tema estão previstas, como a apresentação de startups, Como a InovaHouse 3d, a primeira startup Latino Americana a desenvolver uma impressora 3D para a construção civil, a Arvorah, uma plataforma digital de assistência virtual com foco na promoção da saúde e na integração do cuidado nos pacientes oncológicos, a Square City, que fomenta o ecossistema turístico e local, traduzindo a economia colaborativa e em acordo com o conceito de cidade inteligente, e a Verde Novo Sementes Nativas, uma startup de impacto socioambiental Verde Novo, um player inovador que fortalece a mão que colhe impulsionando a mão que planta, buscando trazer amplitude de impactos para a cadeia da restauração ecológica. O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), colabora com o Hackacity demonstrando seus projetos de prototipagem para a indústria 4.0 e Voz Libras.
Os games feitos em Brasília também tem espaço no Hackacity Guará, com a participação da Associação dos Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do Distrito Federal (ABRING), a representante institucional da comunidade de empreendedores e entusiastas da Indústria de Jogos do DF. Os jogos dos associados estarão expostos e disponíveis para serem testados pelo público nos dias do evento.
Todas as árvores do Parque Dener serão identificadas e marcadas por georreferenciamento durante o evento pelo projeto Tempo de Plantar, uma forma de garantir a preservação do que cresce ali e de conhecer melhor o parque.
O Coletivo Mulherau organiza uma roda de conversa sobre “Mulheres no papel ativo de transformação” e uma oficina, no sábado pela manhã. de empreendedorismo feminino “Transformando necessidade em fonte de renda”. O coletivo tem presença de destaque na sociedade civil organizada do Guará há anos, por conta de seu ativismo propositivo e sua capacidade de transformação.
Por ser um evento no Polo de Moda, diálogos sobre os desafios da indústria e tendências não poderiam faltar. No dia 16 de junho, além de um painel temático sobre o tema, a estilista guaraense Fernanda Ferrugem apresenta um desfile um desfile inédito e baseado no upcycling, com produções exclusivas e totalmente autoral. Além do desfile, Fernanda vai coordenar uma oficina de upcycling, onde os participantes poderão transformar o que estava em desuso, agregando valores a peças e objetos que seriam descartados. A estilista faz também a curadoria da feira 3Rs (reduzir, reutilizar, reciclar), que une marcas e artistas especialistas em Upcycling, também no dia 16. Antes do desfile, Valéria Lessa, Nágela Maria, Fernando Lackman, a própria Fernanda Ferrugem e outras personalidades da moda em Brasília conversam com a comunidade.

A Neoenergia estará presente com sua Agência Móvel e a Unidade Móvel Educativa. Um ambiente cheio de curiosidades e tecnologia, a Unidade Móvel Educativa é equipada com geração fotovoltaica, geração eólica e experimentos interativos, tudo isso com a finalidade de apresentar os conceitos de eficiência energética e preservação ambiental de uma forma dinâmica, prática e impactante para os visitantes. Na UME também estará disponível a ação de troca de lâmpadas para a população de baixa renda. Neste caso, o cliente leva a conta de energia e lâmpadas ineficientes que são trocadas por até 5 lâmpadas LED.

A Experiência Hackacity Guará vai dar atenção à vocação do Parque Dener de ser uma área de lazer e preservação. Durante a semana, o Instituto Arapoti vai promover oficinas com crianças para reforçar a necessidade de preservação da área verde. As oficinas de produção de tintas naturais, produção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, horta com vaso auto irrigável e produção de comedouros para pássaros serão ministradas para alunos da rede pública durante a semana, e ao público em geral no fim de semana. A escola de arte Espaço Sonoro vai ministrar oficinas de pintura aquarela para crianças, com a pintora russa Ioulia Minenkova, e uma oficina de canto para adultos. O artista Lemuel Gandara leva sua exposição Metamundus, uma experiência que atravessa os espaços físicos ao possibilitar a interação por meio do metaverso, onde estão os originais em NFT (tokens não fungíveis).
A escola de Futevôlei do Eduba, que já ocupa a quadra de areia do parque Dener, vai oferecer uma clínica esportiva durante a semana do evento, para quem quer conhecer o esporte. E todo dia vai ter música no parque Dener durante o evento. Apresentam-se a banda 3 e a Verotecnia, o grupo Sem Querer, as bandas Diferencial Zero, Lya, Kamala Kali, e as intérpretes Nanih Junho, Luiza Marta, Luciana Amaral e Charles Roberto. Tudo isso com feira de artesanato, foodtrucks e outras atividades ao ar livre.
Durante o evento, o Parque Dener recebe também o projeto Folguedos em Arte, que reúne cinco grupos artísticos, referência na cultura popular regional. Apresentam-se no proejto o Boi de Seu Teodoro, Escola de Samba Bola Preta, Pé de Cerrado, Circo Teatro Artetude e da Escola de Capoeira Angoleiros.

Incubadora de games e startups

O Hackacity Guará também vai ampliar a atuação de sua incubadora de startups e games. Esse processo de incubação começou em 2021 e recebeu o prêmio Cidade Empreendedora, do Sebrae-DF. Agora, este processo será ampliado tendo como premissa o desenvolvimento de tecnologias com foco em sustentabilidade, mas também oportunizando conhecimento para as startups e games que participaram dos editais de fomento no DF (StartBSB 2021 e Programa Centelha 2022 que não foram beneficiadas) de forma a se prepararem para o mercado e estarem melhor preparadas para os próximos editais de fomento no DF.

O Codese

Criado em março de 2017, por iniciativa da sociedade civil organizada, o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codese-DF), organizador do Hackacity Guará, tem caráter propositivo e consultivo. Seu objetivo central é participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e Entorno, a curto, médio e longo prazo.
Organizado em seis eixos de desenvolvimento, formados por 17 câmaras técnicas setoriais – compostas por empresários, acadêmicos, técnicos, além de membros voluntários da comunidade –, o Codese-DF se dedica a debater questões sociais e urbanas, com o objetivo central de propor ações efetivas para garantir o desenvolvimento sustentável de toda a região geoeconômica do Distrito Federal, proporcionando qualidade de vida e condições dignas aos seus cidadãos.

Programação Experiência Hackacity Guará 2022

13 a 19 de junho – Parque Dener – Polo de Moda – Guará

Entrada livre

https://www.facebook.com/hackacityguara

https://www.instagram.com/hackacityguara/

https://www.youtube.com/channel/UCVKn_ITCCrPt-aaPn3nRDxA

 

13 de junho

9h-11h e 14h30-16h30 –

Oficina Instituto Arapoti para crianças das escolas públicas

16h- SENAI – Desafio Indústria 4.0 Prototipação

17h30 – Apresentação da cantora Luciana Amaral e violonista Charles Roberto

18h- Abertura do Hackacity Guará

18h30 – Startup Inovahouse3d – Juliana Martinelli

18h40 – PAINEL – Cidade Inteligente. Qual o Guará que queremos?

21h – Apresentação da cantora e pianista Nanih Junho e Thiago Cunha

 

 

14 de junho

9h-11h – Oficina Instituto Arapoti para crianças das escolas públicas

10h Clínica de Futvôlei Eduba

14h30-16h30 – Oficina Instituto Arapoti para crianças das escolas públicas

17h-  Palestra – Financiamento para  Games do Distrito Federal

17h40 –  Exposição de games – Associação Bring

18h- Startup –  Disrupção urbana

18h00 – PAINEL – Tecnologia e inovação para as cidades inteligentes

21h – Apresentação da banda 3 e a Verotecnia

 

15 de junho

15h – Oficina de futuros possíveis – O Guará de amanhã começa hoje

15h – Roda de conversa – Toque a alma do Lugar! Com Everardo Aguiar

17h20 – Palestra Associação Bring – A Indústria de Games do Distrito Federal

18h – Startup – Verde Novo Sementes Nativas – Barbara Pacheco

18h30 – PAINEL – Soluções Inovadoras para a preservação de áreas verdes e parques

21h – Apresentação do grupo Sem Querer

 

 

16 de junho

10h-22h -Feira Pratique os 3Rs – moda, artesanato e gastronomia

10h – Clínica de Futvôlei Eduba

15h- Mapeamento georreferencial das árvores do Parque Dener – Tempo de Plantar

16h- Oficina de Upcycling com Fernanda Ferrugem

18h – Startup – Puntu

18h30 – PAINEL – A vocação do Polo de Moda e a busca de soluções inovadoras para a indústria da moda

21h – Desfile de Fernanda Ferrugem

 

17 de junho

10h30- Oficina Espaço Sonoro com Ioulia Minenkova de pintura em aquarela – aberta ao público

15h-Roda de Conversa  – O Guará que nós queremos, com Joel Alves

15h- Oficina criativa Espaço Sonoro de canto para adultos com Nivea Márcia e musicalização com Nanih Junho

15h – Young Coders – programação de computadores nas escolas públicas

16 h –Oficina de musicalização infantil com a pianista Nanih Junho

18h – Startup – Arvorah

18h30 – PAINEL – Como a tecnologia pode melhorar a gestão de resíduos no Polo de Moda e quadras próximas

21h – Apresentação Diferencial Zero

 

18 de junho

10h – Roda de Conversa

Estelionato Emocional com Dra. Ana Claudia Lustosa e Dra. Marcela Lustosa

14h – Empreendedorismo Feminino: Transformando Necessidades em Renda com empreendedoras do Coletivo Mulherau

15h  Roda de conversa – Toque a alma do Lugar! Com Everardo Aguiar

16h- Apresentação Folguedos em Arte – com Pé de Cerrado e Boi do Seu Teodoro

17h30 – Apresentação da cantora Luiza Maria

18h – Startup – Square City

18h – Apresentação exposição Metamundus

18h30

 PAINEL – Como a tecnologia pode alavancar o associativismo na economia do Guará

21h – Apresentação da banda Lya

 

19 de junho

10h –  Roda de Conversa

Novo Espaço Urbano: Mulheres no papel ativo de transformação com Ju Krause – Coletivo Mulherau

14h- Oficina de palhaçaria com Claudio Moraes

15h – Roda de conversa – Toque a alma do Lugar! Com Everardo Aguiar

16h- Apresentação Folguedos em Arte – com Angoleiros do Sertão e Escola de Samba Bola Preta

17h30 – Apresentação da cantora Luiza Maria

18h – Startup – Square City

18h – Apresentação exposição Metamundus

18h30 – PAINEL – Tecnologia e segurança pública

21h – Apresentação de Kamala Kali