JOEL ALVES RODRIGUES – Amor que transborda pelo Guará

Ele é, seguramente, o líder comunitário mais atuante e considerado por muitos o guaraense que mais gosta da cidade. Pelo menos é o mais respeitado. Com efeito, depois da família, a vida de Joel Alves Rodrigues é se dedicar ao Guará, sempre vendo o lado bom da cidade e lutando por melhorias para a população.

Outra qualidade de Joel, que teve a oportunidade de administrar a cidade de 2006 a 2009, é ser quase onipresente, porque parece que consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Seja fotografando jardins e árvores produzindo frutos, registrando flagrantes nas ruas, Joel está presente em todos os eventos na cidade, políticos ou não, porque consegue transitar em todos os meios ambientes sem tomar partido (literalmente).

Essa unanimidade o levar a ser disputado por partidos e coligações em época de eleições, por ser um potencial candidato a deputado distrital porque, na avaliação do meio político, seria um dos nomes de maior aprovação do guaraense. Mas ele sempre se esquiva dos convites ao alegar, modestamente, que pode ajudar mais a cidade fazendo o que faz.

Chegada ao Guará com 15 anos

Aos 62 anos, Joel vive o Guará desde os 15 anos de idade, quando veio morar na QE 32 em 1973, quando o pai, motorista da Vasp e de táxi, foi contemplado com uma casa da SHIS, atual Codhab. Foi lá, na praça da quadra, que ele começou a mostrar seus traços de liderança e amor à cidade. Com um grupo de amigos e vizinhos, entre eles o ex-administrador regional e ex-deputado distrital Alírio, o delegado Cléber Monteiro e o professor de karatê Cícero, o Siryh, Joel passou a promover eventos culturais e esportivos numa época em que não havia internet, nem TV a cabo e a cidade era só poeira na seca e lama nas águas, porque não havia asfalto.

Entranhas do poder

Concursado da CEB, ficou na empresa até se aposentar, mas passou um longo período emprestado ao cerimonial do Palácio do Buriti, onde abriu eventos e anunciou a presença dos governadores Aimé Lamaison, José Ornellas, José Aparecido, Joaquim Roriz e Cristovam Buarque. Dos bastidores dessa passagem pelo Buriti, Joel colheu histórias e casos que vão ilustrar o livro “Submundo no Buriti”, que pretende lançar em breve. “São aventuras, rumores e amores proibidos no palácio, intrigas de família e luta pelo poder, que presenciei quando estive lá, mas sem citar nomes”, adianta.

Em 2007, ele teve a oportunidade administrar a cidade que tanto ama, convidado pelo recém eleito deputado distrital Alírio Neto, depois de ficar como chefe de gabinete do administrador regional Deverson Lettieri durante seis meses. Com a ida de Lettieri para uma diretoria do Detran-DF, Joel assumiu o cargo até 2009, durante o Governo Arruda. Como legado, deixou a reforma e a transformação do auditório da Administração Regional do Guará em teatro com a construção de camarins, a construção de vários campos de grama sintética e reforma de praças e da pista de bicicross. “Conseguimos também a construção do batalhão do Corpo de Bombeiros do Guará, que substituiu ao antigo, de pré-moldado, que era inóspito para os bombeiros que tinha que passar o dia ou a noite lá”.

Colunista do Jornal do Guará há 12 anos, Joel divide seu tempo com a casa e as andanças pelas ruas da cidade, registrando detalhes e conversando com moradores. É o que gosta.