Reativada Junta de Prefeituras e Associações

Junpag estava desativada há mais de cinco anos. Proposta é criar ou reativar representações de moradores em todas as quadras

José Maria Castro, prefeito da QI/QE 9, e Pequito, prefeito da QI/QE 2, são os novos presidente e vice-presidente da Junpag

Com o esvaziamento das administrações regionais, que perderam várias funções para outros órgãos, os moradores foram perdendo o contato direto com o governo. Hoje, a maioria da população sequer sabe quem é o administrador ou administradora regional. Esse distanciamento provocou o desinteresse pelas causas da cidade e pelo sentimento de cidadania que existia até há alguns anos. Resgatar esse elo é a proposta de um grupo de lideranças comunitárias que está reativando a Junta de Associações e Prefeituras Comunitárias do Guará, a Junpag, para coordenar e também reativar as representações de moradores nas quadras.
Criada há mais de 20 anos, a Junpag chegou a congregar mais de 20 associações e prefeituras comunitárias, que, entretanto, foram se esvaziamento com o tempo por falta de renovação das lideranças e em parte pela falta de um canal de interlocução com o governo, que deveria acontecer através da Administração Regional.
O que conta a favor da nova Junpag é que ela está sendo recriada por algumas lideranças que tem identificação com as causas comunitárias, nunca abandonaram a interação com os moradores das suas quadras e, o mais importante, nunca usaram e nem pretendem usar o movimento em benefício político. Os dois principais articulares da recriação da Junpag são o prefeito comunitário da QI/QE 2, Francisco Xavier de Castro, o Pequito, e o prefeito comunitário da QI/QE 9, José Maria Castro, responsáveis por duas das quatro prefeituras que sobreviveram no Guará.
“Queremos não apenas reativar, mas criar representações que se interajam com os moradores e não apenas para cobrar e reivindicar, mas serem parceiras do governo na busca por melhorias nas quadras”, explica o presidente eleito da nova Junpag, José Maria de Castro. “O nosso partido é o Guará e queremos defender a cidade sem qualquer outro interesse que não seja o comunitário”, completa o vice-presidente Pequito.
Completam a diretoria a secretária Cirlene Barbosa, com longa experiência no Conselho Comunitário de Segurança do Guará (Conseg), o tesoureiro Paulo César da Silva, o segundo tesoureiro Mário Antônio Santos. O conselho fiscal é formado por Antônio Sena da Silva, ex-presidente da própria Junpag, Maria de Jesus Cerejo e Jorge Luiz Ferraz.

Prefeituras modelos

Pode ser muita pretensão, mas o novo grupo da Junpag pretende incentivar a criação de prefeituras comunitárias ativas, tendo como modelo as prefeituras da QI/QE 2 e da QI/QE 9, que sempre promovem eventos e reúnem os moradores para a recuperação e manutenção dos bens públicos das suas quadras.
A Prefeitura Comunitária da QI/QE 2, por exemplo, recuperou todos os equipamentos da praça da quadra, criou há dois meses uma feira de artesanato e gastronomia para incentivar o empreendedorismo e ajudar os moradores na crise econômica, promove festas em datas comemorativas e ações sociais para ajudar até comunidades carentes de outras regiões.
“Por causa dessa atividade frequente, temos recebido pedidos de informações e cópia de estatuto de outros moradores de outras quadras, que pretendem criar prefeituras semelhantes à nossa”, conta o prefeito Pequito.