Incubadora Hackacity Guará impulsiona a inovação

O Mutirão Cidade Inteligente capacita startups e games que podem redesenhar o futuro do Guará

O Guará tem demonstrado ser terreno fértil à inovação. A iniciativa Hackacity Guará tem discutido formas de tornar a cidade mais inteligente, humana e sustentável há pelo menos 3 anos. Foram inúmeros encontros, virtuais e presenciais, entre a comunidade e especialistas para discutir como tornar o nosso Guará ainda melhor. O esforço comunitário em demandar e incentivar processos inovadores tem dado frutos. Recentemente, por exemplo, o Guará foi a primeira cidade do Distrito Federal a substituir as carroças tradicionais, puxadas por cavalos, por tuk tuks elétricos.

Mas, longe dos olhos de todos, há uma revolução acontecendo na cidade. Dentro das casas e apartamentos, em pequenas empresas e escolas, estão os criadores de startup e de games, que desenvolvem soluções inusitadas e tecnológicas para aplicações futuras. Para ajudar estas ideias a desenvolverem-se existe a Incubadora Hackacity Guará.

 

O que é uma startup?

Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Ou seja, são pessoas com uma ideia, uma solução, um produto, capaz de ser replicado e crescer mesmo em condições desfavoráveis e difíceis de prever. Algo que possa tornar-se uma solução viável para problemas do dia-a-dia, algo que possa mudar a forma como fazer uma ação cotidiana.

Muitas startups são empresas em sua fase embrionária, muitas delas apenas ideias, sem certeza se conseguem ganhar dinheiro ou mesmo estabelecer-se. Elas podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado e, normalmente, utilizam a tecnologia como base para suas operações.

Para sair do estágio embrionário, as startups precisam ser incubadas. Precisam de um ambiente seguro e fértil onde possam se desenvolver até estarem prontas para ver a luz do dia. Incubadoras de startups são programas ajudam novas startups com ideias inovadoras a alcançarem o sucesso. Seja fornecendo treinamentos, mentorias, sua rede de contatos e experiência, as incubadoras possibilitam que as startups amadureçam melhor antes de tomar novos passos.

 

Incubadora Hackacity Guará

Foram selecionadas para participar da Incubadora Hackacity Guará startups e games idealizados no Guará que já participaram de editais anteriores como o StarBSB2021 e Programa Centelha 2022. “O objetivo é preparar melhor estas startups para próximos editais de fomento e aumentar a taxa de iniciativas bem sucedidas no Guará em um futuro próximo. Garantido que a cidade continue a ser um celeiro de inovação”, explica Leonardo de Ávila, presidente do Codese. O Hackacity Guará é executado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal, com fomento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, através de emenda parlamentar do deputado Rodrigo Delmasso, e apoio da Administração do Guará e do Sebrae-DF.

“Serão realizadas mentorias onde aprender com aqueles que passaram por experiências semelhantes pode ajudá-lo a encontrar atalhos no caminho e também mostrar o que você não consegue ver. Trazemos mentores de mercado e do governo para esclarecimentos e desenvolvimento de raciocínio para o problema em questão do projeto acelerado”, conta Cristiane Pereira, gestora do Hackacity Guará, envolvida com projetos e ações de gestão, cidade inteligente, segurança da informação, inovação e tecnologia da informação e vice-presidente de Apoio e Fomento a Startups Brasileiras do Instituto Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

Cristiane Pereira

Quem coordena a metodologia da Incubadora Hackacity Guará é Juliana Martinelli, considerada uma das jovens mais promissoras do Brasil pela Forbes Under 30 e parte da comissão de jovens empreendedores do BRICS.Juliana é fundadora da InovaHouse3D e coordenadora Nacional de Engenharia e Inovação na Cruz Vermelha Brasileira.

Juliana Martinelli

Para cuidar da relação com a comunidade foi escalado Roberto Júnior, fundador da Conectas e diretor de Impacto no Global Shapers Brasília. Completa a equipe o consultor Alexandre Nasiasene, designer de serviços, conceito de negócios, produtos, estratégia, inovação e processos utilizando metodologias envolvendo pesquisa centrada no cliente, colaboração visual e prototipação UX/UI.

Roberto Júnior

A jornada da Incubadora Hackacity Guará começa no dia 19 de julho, com um meetup para apresentar as startups e os mentores, no restaurante Sauz, na QE 15 do Guará. A partir deste dia, encontros periódicos, virtuais e presenciais, culminarão, no fim de 2022, com um grupo de ideias inovadoras, pensadas no Guará, mais preparado para buscar editais de fomento e o mercado.

Alexandre Nasiasene