Solução para o entulho

Morador agora pode contratar o recolhimento de restos de obras com mais agilidade e com destino certo. Serviço é feito por veículos motorizados e levado para o novo papa-entulho, o segundo do Guará entulho

O serviço ainda está em experimental, mas já é um alento para quem não sabe o que fazer com os restos de obras e outros entulhos, fica preocupado para onde esse material está sendo levado ou fica com pena de ver cavalos puxando carroças e sofredo maus-tratos. A partir de agora, o morador do Guará pode recorrer ao novo serviço de recolhimento de material inservível, de forma bem mas ágil e ecologicamente correta, feito por veículos elétricos e levados para um novo papa-entulho, na orla do Guará II, entre as QEs 36 e 42.
Construído em uma área de 1.000 m², o segundo papa-entulho da cidade – o outro está localizado no Cave – recebe resíduos sólidos, materiais recicláveis, embalagens de vidro e óleo de cozinha. O novo papa-entulho será o primeiro do DF a ser gerido de forma compartilhada entre uma cooperativa de catadores e o Governo do Distrito Federal. Se a experiência der certo, será estendida a todas as regiões do Distrito Federal, de acordo com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
“Os papa-entulhos ajudam a manter a cidade limpa, dão a oportunidade para os moradores descartarem de forma correta os seus resíduos domiciliares”, afirma o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira. “Móveis velhos, restos de obras, galhadas… O descarte incorreto é um crime ambiental.”
O novo papa-entulho do Guará, que custou R$ 318 mil, recurso destinado por emenda do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), é o primeiro do Distrito Federal a ser gerido de forma compartilhada. O SLU contará com a ajuda da cooperativa de catadores Cooperlimpo para receber, separar e dar a destinação correta para os resíduos. Quando chega ao papa-entulho o material recolhido é separado por catadores e o que for reciclável se transforma em renda para os participantes do projeto. A parceria faz parte do projeto piloto Auto Eco Social, que pretende requalificar a atuação dos carroceiros e atender à lei que determinou a suspensão do uso de animais como tração de carroças no Distrito Federal.

Experiência piloto

“Faremos um teste de seis meses no Guará. Se a experiência der certo, vamos expandi-la para outras regiões do DF”, explica o dretor-geral do SLU. “Nosso objetivo é tirar das ruas os 500 carroceiros que hoje estão cadastrados na Secretaria de Trabalho, transformando todos em operadores de papa-entulho.”
Inicialmente, dez ex-carroceiros vão trabalhar no papa-entulho da QE 42. Quatro deles ficarão no local para receber e separar as entregas voluntárias. Os outros seis vão atender as demandas dos moradores que solicitarem a busca dos resíduos em casa. Outros 34 vão fazer um curso de direção, promovido pelo Detran, sem custos, para que possam se cadastrar a pilotar o veículo elétrico, do modelo tuk tuk, um triciclo muito comum em países asiáticos e que está sendo difundido no Brasil, mas não mais movido a combustão.
“O atendimento em domicílio será feito mediante agendamento, por telefone. Será cobrada uma taxa que deve variar de acordo com a distância ”, explica Mesac Vidal da Silva, diretor administrativo e operacional da Cooperlimpo. “Pedimos que, se possível, a comunidade separe o que é entulho do que é reciclável. Essa diferenciação nos ajuda bastante”, completa.
Para a secretária-executiva de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas da Secretaria de Governo, Meire Mota, o Auto Eco Social oferece o apoio necessário aos carroceiros que precisam fazer a transição para uma nova área de atuação. “Esse projeto-piloto envolve várias políticas públicas”, ressalta. “É uma oportunidade de trazer mais qualidade de vida para os carroceiros.”
Atualmente, o DF tem 14 papa-entulhos – outras nove unidades devem ser entregues à população ainda neste ano. Todos os equipamentos estão abertos de segunda a sábado, das 7h às 18h, para receber móveis velhos, restos de poda, materiais recicláveis e óleo de cozinha usado. Cada cidadão pode descartar até 1 m³ de resíduos por dia.
De janeiro a março de 2022, os 13 papa-entulhos em funcionamento à época receberam quase 6 mil toneladas de entulho, podas e volumosos. A coleta de todos os equipamentos operacionais, em 2021, chegou a 24 mil toneladas, de acordo com o SLU.

Como vai funcionar

Dez ex-carroceiros começam participando do projeto – um gestor, cinco operadores de veículos e quatro operadores do PEV -, que receberão uma bolsa de R$ 1,9 mil por mês, além do lucro da comercialização dos recicláveis e do frete que será dividido com os cooperados. A seleção dos participantes é feita pela cooperativa Cooperlimpo, selecionada em chamamento público, em parceria com a associação dos carroceiros e com intermediação do SLU.
Qualquer morador do Guará poderá solicitar por telefone a coleta de entulho, inservíveis, podas e galhadas na porta de casa. Os preços serão os mesmos já praticados em média pelos carroceiros.
Três dos veículos podem transportar até 300kg, e outros dois cargas maiores, de até 600kg. Os veículos têm autonomia de até 75 km, e andam a uma velocidade de até 35 km/h. Os veículos ficarão guardados e passarão por manutenção no próprio PEV. Conhecidos como tuk-tuk, os veículos vão atender a demanda de pedidos de moradores feitas por telefone para a coleta de restos de construção civil e de poda árvores.

 

DESCARTE E COLETA DE ENTULHO

QE 42, ao lado do 4o Batalhão da PM

9856-9741
9842-7975