Por Ana Maria Oliveira
A Horta Comunitária do Guará comemorou neste sábado (23), seus 5 anos de existência relembrando desafios, e principalmente as conquistas iniciadas naquele julho de 2017. São 119° encontros comunitários onde mais de 4 mil famílias foram beneficiadas . Elas participam plantando, colhendo e levando para casa verduras frescas como alface, couve espinafre, agrião berinjela, abóbora , mandioca entre outras hortaliças , e é claro, se divertem durante a confraternização na hora do lanche comunitário.
Desde o início, além dos Encontros, o projeto contabilizou conquistas:
- 2017 – Premiado no Concurso de Iniciativas Urbanas Sustentáveis da Secretaria de Meio Ambiente SEMA/DF.
- 2018- Inauguração do Centro de Educação Ambiental para cursos, oficinas e palestras.
- 2019- Implantação do Sistema de Irrigação, realização da Semana do meio ambiente e visitas de escolas. Aquisição do sistema de câmeras e triturador para compostagem.
- 2020 – Lançamento do projeto Ecograna – troca de recicláveis pela moeda social com valor de compra no mercado.
- 2021- Promove cursos de Hortas e Compostagem no Projeto Composta Guará para formação de jovens empreendedores e recebe o Prêmio Arapoti de melhor horta de bairro.
- 2022 – Prêmio de Reconhecimento por participação no Concurso Melhor Cidade Empreendedora/ SEBRAE-DF .
“Quando iniciamos e inauguramos a Horta construída num espaço baldio e obsoleto, não imaginávamos que ela se tornaria uma referência e seria reconhecida “Oásis da Sustentabilidade” como está acontecendo 5 anos depois” comemora Dái Ribeiro, idealizadora e fundadora do Projeto.
Dos 2.500m² de horta orgânica saem alimentos como alface, rúcula, couve, manjericão, coentro, salsa, cebolinha, beterraba, batata-doce berinjela e muitas outras verduras que ajudam combater a fome de muitas famílias e saem alunos capacitados para empreender ou trabalhar na área sustentável contribuindo para no combate ao desemprego
E as não param, o próximo passo já em andamento é a implantação do Horto medicinal com mais de 30 espécies de ervas medicinais.
A Horta segue ampliando suas práticas sustentáveis dentro da comunidade do Guará e replicadas em outras localidades do Distrito Federal e até mesmo para outros estados através de gestores que procuram o projeto em busca de inspiração.