Horta Comunitária – 5 anos de conquistas

Por Ana Maria Oliveira

A Horta Comunitária do Guará comemorou neste sábado (23),  seus 5 anos de existência relembrando desafios, e  principalmente as conquistas iniciadas naquele  julho de 2017.   São 119° encontros  comunitários onde mais de 4 mil famílias  foram beneficiadas .  Elas  participam plantando,   colhendo e   levando para casa verduras frescas   como alface, couve  espinafre, agrião   berinjela, abóbora , mandioca  entre outras hortaliças , e  é claro,  se divertem durante a  confraternização na hora do lanche comunitário.

Desde o início,  além  dos Encontros,  o projeto contabilizou conquistas:
  • 2017 – Premiado no Concurso de Iniciativas Urbanas Sustentáveis da Secretaria de Meio Ambiente SEMA/DF.
  • 2018- Inauguração  do Centro de Educação Ambiental para cursos, oficinas e palestras.
  • 2019-  Implantação do Sistema de Irrigação,   realização da Semana do meio ambiente e visitas de escolas.  Aquisição do sistema de câmeras e triturador para compostagem.
  • 2020 – Lançamento do projeto Ecograna – troca de recicláveis pela moeda social com valor de compra  no mercado.
  • 2021-  Promove cursos de Hortas e Compostagem no  Projeto Composta Guará para formação de jovens empreendedores e recebe o Prêmio Arapoti de melhor horta de bairro.
  • 2022 –  Prêmio de Reconhecimento  por participação no  Concurso Melhor Cidade Empreendedora/ SEBRAE-DF .

“Quando iniciamos  e inauguramos  a Horta  construída num espaço baldio e obsoleto, não imaginávamos que ela se tornaria uma referência e seria reconhecida “Oásis da Sustentabilidade” como está acontecendo 5 anos depois” comemora Dái Ribeiro, idealizadora e fundadora do Projeto.

Dos 2.500m² de horta orgânica saem alimentos como alface, rúcula, couve, manjericão, coentro, salsa, cebolinha,  beterraba, batata-doce berinjela  e muitas outras verduras  que ajudam combater  a fome de muitas famílias e saem alunos capacitados para empreender ou trabalhar na área sustentável contribuindo para no combate ao desemprego

E as não param, o próximo passo  já em andamento é  a implantação do Horto medicinal com mais de 30 espécies de ervas medicinais.

A Horta segue ampliando suas práticas sustentáveis dentro da comunidade do Guará e replicadas em outras localidades do Distrito Federal e até mesmo para outros estados através de gestores que procuram o projeto em busca de inspiração.