O que o Guará quer dos candidatos?

Lideranças comunitárias definiram algumas das principais demandas da região que precisam ser, urgentemente, resolvidas

Lideranças comunitárias vem discutindo com a candidata Renata d´Aguiar (Centro, em pé) uma pauta de demandas para o Guará

Melhor fluidez nas vias de acesso à cidade, incentivos fiscais para os empreendedores locais e atração de mais empresas gerando emprego e renda, profundo projeto para revitalização da Feira do Guará, manutenção definitiva do Cave e cri ação do Espaço do Samba. Essas são algumas das muitas reivindicações dos moradores e trabalhadores do Guará para os próximos governantes que vão assumir seus mandatos a partir do próximo ano. Uma lista com essas e outras demandas foi entregue nesta semana a Renata d’Aguiar (PMN), considerada nas últimas pesquisas como uma das favoritas a uma das 24 vagas para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nas eleições deste ano.
“Nós vamos formar tudo em um folheto para que os políticos conheçam o que nossa cidade precisa. Recomendamos outras regiões a fazerem o mesmo”, disse o advogado Celso Carvalho, filho da conhecida Dona Erlina, uma das pioneiras do Guará, quando começou a ser professora da rede pública de ensino em 1968. Para a produtora cultural Mayara Franco, fomentar a economia local por meio de incentivo ao setor produtivo é fundamental para a autonomia da região. “Muita gente caracteriza nossa cidade como ‘dormitório’, mas o Guará precisa ser mais que isso. O comércio precisa de incentivo, a mobilidade urbana clama por melhorias e vários outros setores também, como educação, saúde e segurança”, enumerou a organizadora do São João do Guará.

Pauta social e econômica

Apoiadora declarada do governador Ibaneis Rocha (MDB), Renata d’Aguiar é economista e servidora pública federal tem como plataforma a qualificação profissional, a inserção no mercado de trabalho, a proteção e a valorização da mulher, entre outras. Em sua candidatura de estreia, em 2018, chegou a cerca de 4 mil votos. Neste ano, mais experiente e se dizendo melhor preparada, encabeça as principais apostas de Lucas Kontoyanis, um dos mais renomados articuladores políticos do DF. “Nossa própria Constituição já diz logo no Artigo 1º: ‘Todo o poder emana do povo’. O encontro com essas lideranças caracteriza bem isso. O cidadão, o morador da cidade, as famílias, são exatamente os que vivenciam os problemas”, destaca a candidata. “Eu tenho projetos para cada uma das nossas 33 cidades. Porém, ouvindo as pessoas, consigo direcionar ainda mais minhas propostas”, complementa Renata d’Aguiar.
Ainda de acordo com o relatório entregue, está a necessidade de o administrador regional ser um morador tradicional e conhecedor do Guará. “Para mim, isso já deveria ser um projeto há bastante tempo. Para o Guará, para Brazlândia, para Ceilândia, para Planaltina e para Santa Maria. Ou seja, para todas as regiões”, discursa a economista. A comitiva, que contou também com personalidades guaraenses como Tom Guimarães, Francisco Xavier (mais conhecido como Periquito), Simone Vaz, Carlos Soares, Meire Campos, Joel Alves e Regina Oliveira; pleiteia também a revitalização do Clube Vizinhança 2 e a criação do Espaço do Samba, entre outras reivindicações.