Moveleiros do SOF Sul – Transferência sem data marcada

Mais de 70 quiosques enfileirados, ao lado do Carrefour, deveriam ser transferidos para uma área próxima à Feira do Guará, mas não há previsão para a mudança

O governador Ibaneis Rocha tem recorrentemente anunciado reformas nas feiras populares do Distrito Federal. Na Feira do Guará foram anunciados investimentos de R$1,6 milhão para ampliar e corrigir defeitos do telhado para evitar alagamentos e melhorar o conforto dos frequentadores. Um projeto pretende ampliar a feira e diversificar os produtos criando uma área exclusiva para os moveleiros. Hoje, apenas poucos quiosques de venda de móveis estão instalados na região da feira, próximos ao Fórum do Guará. Mas, outros 71 quiosques ocupam o canteiro central da avenida entre o Carrefour e o Park Sul.
A ocupação dos moveleiros naquela região já é histórica e passou por altos e baixos. Hoje, a concorrência com as lojas de decoração tradicionais, que acabaram se mudando para o Park Sul ao longo da última década, acabou por esvaziar a feira improvisada. Durante a noite, com os quiosques fechados, a preocupação é com a segurança. O síndico de um grande edifício residencial próximo, Paulo Muradas, reclama do sentimento de insegurança que os quiosques fechados trazem. “Há uma saída do prédio diretamente para os quiosques. A má iluminação e a grande quantidade de locais para alguém se esconder deixa os moradores inseguros. Durante o dia, o problema são carros estacionados indevidamente e a quantidade de caminhões carregando os móveis. Segundo a Administração Regional do Guará, há uma expectativa de mudança desses quiosques para outro local, o que seria até melhor para os próprios comerciantes”.

O projeto de mudança dos moveleiros para a Feira do Guará foi anunciado há alguns anos, mas nunca saiu do papel. Segundo o gerente de Gestão de território da Administração do Guará, Leandro Ferreira, o que falta para a mudança é a aprovação do Plano de Ocupação de Quiosques do Guará. O plano está em elaboração há mais de 8 anos, mas mudanças recentes na metodologia adotada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), em 2020, atrasaram ainda mais a aprovação. O Plano de Ocupação determina a localização de todos os quiosques do Guará, e abre a possibilidade para a transferência dos 71 quiosques do Park Sul para a Feira do Guará.