Os vices do Guará

Dois candidatos a vice-governador do Distrito Federal são moradores e fizeram sua trajetória política na cidade. Guará ainda tem a primeira suplente na candidatura ao Senado pelo PT

Além dos candidatos à Câmara Legislativa e à Câmara Federal, moradores do Guará participam também das chapas majoritárias. Ao governo do Distrito Federal concorrem a professora Janaína Almeida, como vice de Rafael Parente (PSB), e também professor Eduardo Zanata, como vice de Robson Silva (PSTU). Na chapa que concorre ao senado pelo Partido dos Trabalhadores, a candidata ao senado Rosilene Corrêa tem como primeira suplente a guaraense Mariana Rosa.

Janaína Almeida

Candidata a vice-governadora do DF pelo PSB, na chapa de Rafael Parente, Janaína Almeida é moradora do Guará há 45 anos. É especialista em neuropsicopedagogia e formada em Estudos Sociais, com habilitação em História e Pedagogia. Há 25 anos atua na Secretaria de Educação. Premiada em 2015 por Boas Práticas de Gestão, recebeu moções de reconhecimento e louvor pelo trabalho realizado à frente da gestão da Escola Classe 05 do Guará (QI 20 do Guará I), elevando a escola ao 1º lugar no IDEB da cidade e entre as cinco primeiras do DF, como instituição de exemplo de excelência e referência em educação.
“Meu papel como vice é ajudar o Parente a governar o DF, mas sobretudo com esse olhar social e amplo que a mulher tem sobre as políticas públicas e as políticas de impacto social. Como educadora e como mãe, eu também trago este braço forte, que é a educação como elemento transformador da sociedade”, define Janaína.
Jana, como é chamada, ocupou cargos de destaque na gestão da educação do DF, atuando em cargos como Secretária Executiva Pedagógica da Secretaria de Educação, de assessora especial no gabinete do secretário de Educação do DF, de assessora pedagógica na Coordenação Regional de Taguatinga e, mais recentemente, assessora parlamentar de Educação do deputado federal Professor Israel, na Câmara dos Deputados.
Articuladora das lutas pelo empoderamento feminino e contra a discriminação racial, Jana está à frente de iniciativas relacionadas à Educação Antirracista em todo o país. Defensora incansável da educação pública, acredita na qualidade do ensino, na competência dos educadores e na necessidade de avanços e modernização na educação brasileira, sobretudo na área tecnológica e na inovação metodológica.

Eduardo Zanata

O candidato a governador do DF pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Robson da Silva tem como vice o morador do Guará, Eduardo Zanata. “Sou morador do Lúcio Costa desde 2009. Adoro o Guará, mas fico triste que falte investimento para garantir a reforma do Cave e das praças, que podem ser um importante espaço de lazer para os moradores da cidade. Também fico angustiado com a violência. A política de segurança pública fracassou e coloca nossa população em risco. Espero ajudar a mobilizar os trabalhadores do Guará para mudar essa situação”, resume o candidato.

Mariana Rosa

Candidata a suplente de Rosilene Corrêa, na chapa da Federação Brasil de Esperança (PT, PV, PCdoB), Mariana Rosa é uma autêntica guaraense. Cresceu no Guará, viveu na cidade momentos de especial afirmação, como quando foi umas principais lideranças dos movimentos de jovens da Igreja Católica, e continua militando no Guará. Agora, atua especialmente no movimento cultural, como co-organizadora e participante ativa do Mulherau, que mobiliza mulheres artistas e artesãs da cidade.
Mariana Rosa teve uma infância bastante humilde, criada por duas cabeleireiras. Antes, sua mãe, que perdeu aos 9 anos. Depois, sua avó, junto com dois irmãos e três primos, além de uma criança que ela adotou. Aos 15 anos, foi morar em uma casa de freiras (QE 32) e já passou a trabalhar.
Em 2016, foi uma das organizadoras do movimento Rosas pela Democracia, que se solidarizou com Dilma Rousseff. Mariana Rosa é também uma das co-organizadoras dos movimentos Elas por Elas, no Guará (2010) e do Mulherau, coletivo de mulheres artistas e empreendedoras do Guará, que integra até hoje. E ainda o Movimento 8M, que leva anualmente às ruas de Brasília e do Brasil a manifestação de milhares de mulheres em luta contra as condições a que são submetidas na sociedade. Neste ano, foi uma das organizadoras do evento no circuito Ceilândia-Taguatinga. Mariana Rosa também integra a RIDE DF do Projeto Ação Cidadania, entre vários outros trabalhos de apoio a pessoas em condições de vulnerabilidade.