Na edição da semana passada, listamos 16 moradores do Guará candidatos às eleições deste ano, de deputado distrital a vice-governador. Entretanto, existem os que não moram aqui, mas tem uma ligação forte com a cidade por diversos motivos. Um deles é o candidato a governador Izalci Lucas (PSDB), que veio para o Guará ainda criança, foi criado e somente mudou-se depois de casado. Os laços afetivos dele com a cidade continuam com a família, que permanece morando aqui, boa parte dos seus investimentos imobiliários também, e o sagrado futebol que pratica duas vezes por semana no Clube dos Amigos há quase 20 anos. Embora resida no Lago Sul, Izalci sempre considerou o Guará como sua base eleitoral e sempre fez questão de divulgar esse laço.
Também o candidato a governador Leandro Grass (PV) tem uma forte ligação com o Guará, onde foi criado e residiu até o ano passado e onde continua morando sua mãe. O candidato da federação com o PT montou uma base de campanha na cidade para explorar essa ligação com a comunidade guaraense.
Entre os candidatos a deputados federais, Júlia Lucy talvez a que tenha maior identidade com o Guará, cidade onde nasceu, foi criado e de onde mudou-se no ano passado. A família continua residindo aqui e por isso ela considera o Guará sua base eleitoral.
Lennon Custódio, Roney Nemer, candidatos a deputado distrital, também foram criados no Guará e continuam com laços fortes com a comunidade guaraense, mesmo tendo mudado para outras regiões do DF. A candidata a deputada distrital Ilda Peliz é outra com ligação com o Guará embora nunca tenha residido aqui. Ilda foi uma das fundadoras e presidente durante muito da Abrace, que mantém a Casa de Apoio no Cave, que dá suporte às famílias de outras regiões que acompanham seus filhos em tratamento contra câncer em Brasília.