Paula Belmonte vai fiscalizar o GDF como deputada distrital

Destaque na CPI do BNDES, deputada federal agora busca uma das 24 cadeiras na CLDF, onde pretende, se eleita, emplacar CPIs para investigar irregularidades na saúde e no transporte público

Em menos de quatro anos na Câmara dos Deputados, Paula Belmonte (Cidadania-DF) deixou marcas como parlamentar. Foi eleita a mais econômica de todo o Congresso Nacional, liderou uma CPI e foi uma das vozes de oposição ao governador Ibaneis Rocha. Agora, como candidata a deputada distrital, quer repetir o trabalho, mas mais próxima da população e com maior possibilidade de fiscalizar as suspeitas de corrupção no Governo do Distrito Federal.
Paula garante que não faz da política uma carreira e, por isso, não se candidatou à reeleição. No Congresso Nacional, não seria possível ter uma proximidade com a população como ela desejava. Foi nesse contexto que ela tomou a decisão de ser candidata à deputada distrital.
No Legislativo local, ela acredita que terá mais meios de fiscalizar as suspeitas que pairam em torno do governo. “Quero abrir a caixa-preta do Iges-DF, que presta um serviço de má qualidade e foi alvo de vários processos na Justiça. O BRB também precisa ser investigado, porque deixou de cumprir com a função principal, que é fomentar a atividade econômica no DF”, diz.
A candidata a deputada distrital pretende reunir forças para abrir comissões parlamentares de inquérito, a exemplo da CPI do BNDES, onde Paula Belmonte foi destaque. Vídeos que mostravam a deputada do DF interrogando poderosos como o bilionário Eike Batista e o ministro Guido Mantega viralizaram nas redes sociais. Vale lembrar que, em 2020, no auge da pandemia, a bancada do Distrito Federal no Congresso pressionou a Câmara Legislativa para abrir uma CPI para investigar a Secretaria de Saúde, mas os pedidos acabaram engavetados.

Saúde no Guará

O Guará, assim como todo o Distrito Federal, enfrenta problemas na saúde pública. O Hospital Regional do Guará não suporta mais atender a uma população de mais de 120 mil pessoas, além das cidades vizinhas que procuram atendimento. Paula Belmonte defende que o hospital seja ampliado e que seja construída uma unidade de pronto atendimento (UPA).
“O DF precisa de um governo que entenda as necessidades da população. Apenas viadutos e túneis não bastam. É necessário cuidar das pessoas. O problema da saúde é sério. Além de novas unidades, os servidores têm que ser valorizados e a gestão mais eficiente”, afirmou.

Recursos

 

Como deputada federal, Paula Belmonte destinou recursos para a construção de um centro de pesquisa em primeira infância e de uma creche pública, ambos dentro do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. O espaço será referência para universidades federais de todo o Brasil, que vão descobrir as melhores práticas para crianças de zero a seis anos. Além disso, alunos, professores e servidores terão onde deixar os filhos perto do trabalho. As obras têm previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2023.
A Unidade da Criança e do Adolescente, no Hospital Universitário de Brasília (HuB), teve as obras retomadas, graças a emendas parlamentares de Paula Belmonte. A partir do ano que vem, as crianças do DF terão mais uma opção de atendimento de média e alta complexidade.

 

Quem é Paula Belmonte


Empresária, administradora e mãe de seis filhos;
Eleita melhor parlamentar do Distrito Federal pela organização Ranking dos Políticos;
Parlamentar mais econômica de todo o Congresso Nacional;
Abriu mão de todos os privilégios políticos como aposentadoria e plano de saúde especiais e auxílio-moradia.