Obra de igreja desaba após temporal

A construção da igreja adventista, que divide o seu espaço com uma escola, ficou parcialmente destruída após temporal no Guará

Um temporal com muita ventania atingiu várias cidades do Distrito Federal. Em prédios e casas, telhas e placas se soltaram no domingo, 19 de setembro. O maior dano aconteceu na igreja ao lado da Escola Adventista do Guará. A igreja está sendo ampliada há pelo menos 4 meses no terreno em frente ao calçadão. A construção da Igreja Adventista do Sétimo Dia não tinha lavará de construção, por isso, a obra está embargada, o proprietário foi multado e precisará demolir o restante da parede que sobrou, para evitar novos desabamentos. A obra apenas poderá ser retomada quando forem apresentados o licenciamento e do canteiro de obras, e o laudo técnico contendo informações acerca dos riscos e das recomendações para sanar as possíveis ameaças na estrutura da construção.
A reportagem Jornal do Guará esteve no local, mas apesar de trabalhadores estarem desmontando os andaimes durante toda a semana, o responsável pela obra não foi localizado. Uma casa, atrás da construção que caiu também precisou ser parcialmente interditada. A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (SUDEC), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) informou que uma equipe realizou vistoria na obra e constatou que a laje do primeiro pavimento não apresenta fissuras ou deformações em elementos estruturais. Ninguém ficou ferido no acidente, já que por ser domingo a obra estava paralisada.
Os tornados também causaram danos em Samambaia no mesmo dia, e o Parque Nacional também presenciou o fenômeno. Apesar de parecer algo incomum, os ciclones que atingiram Brasília são conhecidos como “landspout”, no jargão da Meteorologia dos Estados Unidos. O termo foi difundido pelo meteorologista Howard B. Bluestein e foi usado pela primeira vez usado em 1985.