Alírio Neto – Candidato a federal defende o Guará e a inclusão social

Defensor ainda do combate às drogas, em trabalho que já dura quase 20 anos, candidato a deputado federal se inspira no filho autista para trazer uma política mais justa aos especiais no DF e em todo o Brasil

por Amarildo de Castro

Com o tema ‘Inclusão é democracia para todos e mais segurança’, o ex-deputado, ex-secretário de Justiça, advogado e policial civil aposentado, Alírio busca dar maior visibilidade ao tema da inclusão social voltada para pessoas especiais, com destaque para políticas públicas para atender melhor e com mais qualidade aos autistas (em especial), que no Brasil, somam um grupo de aproximadamente 2 milhões de pessoas, em dados divulgado por ONGs independentes.
De acordo com Alírio, que concorre a vaga de deputado federal este ano, a proposta em abraçar essa causa vem sendo um projeto seu há pelo menos dez anos. “Sempre militei em minhas propostas políticas, o combate às drogas, e isso continua fazendo parte do meu dia a dia. Porém, sempre olhei com carinho para o público de pessoas especiais, e por grata satisfação, Deus me deu a oportunidade de viver diariamente com um autista, meu filho, e isso me ensina todos os dias a aprender como ser humano. Mas observo que no Brasil não há para esse público, uma política adequada, seja para a educação, questão de saúde, social, nada funciona direito. Nada mais justo que abraçar por completo essa causa como candidato”, cita.
Alírio conta que na Câmara dos Deputados terá uma facilidade maior para implementar políticas públicas para os especiais, e quer fazer isso para atender a todo o Brasil, e não somente ao Distrito Federal. “Todo o país tem dificuldade para tratar bem, da forma correta as pessoas especiais, então a gente precisa mudar esse quadro, mudar as políticas públicas, melhorar a qualidade da educação nessa questão da inclusão social”.

 

Histórico de trabalhos prestados à comunidade

Ex-administrador do Guará por quase três anos, no final dos anos 90, Alírio Neto é um dos políticos mais renomados de Brasília, embora tenha passado uma temporada ausente para tratar de AVCs, hoje, recuperado, diz que a doença só o fortaleceu para o retorno.
A passagem de Alírio pela Administração do Guará até hoje é lembrada com carinho pelos moradores da cidade, quando implementou à época, vários programas que foram modelo em todo o DF, entre eles, o cadastramento de flanelinhas em estacionamentos, e o uso de mão de obra por presidiários.
Já como deputado distrital, deu amplo destaque para o combate às drogas, inclusive fazendo dezenas de palestras gratuitamente em escolas, igrejas e locais públicos.
Em sua passagem pela Secretaria de Justiça, que durou cerca de três anos, a partir de 2012, Alírio implementou um projeto modelo em todo o Brasil, o Pró-Vítima, que daria então assistência às vítimas de violência no Distrito Federal. Assim, várias famílias puderam retomar a uma vida normal com ajuda de especialistas como psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais que atendiam essas pessoas à época.
“Eu poderia me aposentar da política, não estou nela por dinheiro, porque hoje tenho minha renda, mas sinto que posso fazer muito ainda para quem realmente precisa, e farei”, define.