A Pilastra lança o sétimo clipe do projeto Sinestesia: Santa Bandida

Aya - fotografia Wendella Alves

Santa Bandida já está disponível para visualização no canal do centro cultural A Pilastra no Youtube. Com música da artista sonora ROS4 e cenário da artista visual AYA, o vídeo tem versão em Libras com interpretação de Saulo Moraes. Com linguagem explícita, o videoclipe tem classificação indicativa de 18 anos. Sinestesia | Entre Som e Imagem é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). A Pilastra fica na SMBS 01 lote 01 loja 01 – Guará II, Brasília-DF. No Instagram, @a.pilastra.

 

Santa Bandida

O Barraco da Rosa é ponto de partida e encontro da pesquisa tanto sonora quanto visual das artistas. Realidades de vida simultaneamente ressoantes e díspares. Duas minas pretas de quebrada que exploram poeticamente toda a potência e o imaginário que circundam suas vivências.  O pixo, as ruas, os palavrões, o sexo, sem filtros, sem censuras, são formas de reafirmar e afirmar elementos culturais, estéticos, políticos das periferias brasileiras e corpos marginalizados.

 

Sobre os artistas

ROS4, artista sonora e visual, participa de exposições individuais e coletivas no Brasil e no Reino Unido em locais como Museu Nacional da República, Museu da Diversidade Sexual, Galeria Transarte, ONU BR, Paço das Artes, SP-Arte, NN Contemporary, entre outras. Em 2017, lançou seu primeiro EP, Rosa Maria Codinome Rosa Luz, fruto de financiamento coletivo. Também participou do TEDxBrasília, SofarSounds Latin America, Festival Latinidades, Favela Sounds, entre outros festivais de música Brasil afora. Produz conteúdo para a internet sobre rap, artes visuais e transexualidade, postando conteúdo semanal no canal Rosa Luz. Seu som pode ser encontrado em todas as plataformas digitais.

 

AYA, artista visual, é mulher, negra e periférica, nascida e criada na  Ceilândia, graduanda em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no universo da pichação e desde então vem encontrando caminhos estéticos e visuais na sua produção através de linguagens não-brancas. Seu trabalho caminha nos segmentos de fotografia, pintura, “pintura-instalação” ou “pintura-escultura”, nomeado assim pela própria artista por fazer arranjos de elementos como: pregos, arames e objetos de descarte em suas obras. Participou da exposição que aconteceu no Sarau da Resistência, em 2017 na Casa Mestre D’armas, da Ocupatória na Casa de Cultura da América Latina, em 2018, da exposição Linha Curva como artista e produtora, também em 2018 na Galeria da BCE/UnB, da exposição na Cia Lábios da Lua, e do projeto Confluências pelo Sesc, em 2019.

 

Saulo Moraes, intérprete de libras, é surdo de nascença, mas foi diagnosticado a partir dos 2 anos de idade. O português foi sua 1ª língua e só conheceu a Libras como 2ª na escola. Mesmo com a surdez, tem um encanto pela música. Começou a trabalhar na cultura desde 2017, fazendo monitoria em eventos. É formado em Psicologia pela Instituição de Ensino Superior de Brasília (IESB).

 

Sobre o projeto

Sinestesia | Entre Imagem e Som é sobre encontros improváveis. O cruzamento de sensações diferentes numa só impressão, um cheiro que evoca uma cor, uma imagem que evoca um som. Pensamos na integração estratégica e provocativa entre artes visuais e música que contemplem o público surdo. Conscientes dos diferentes públicos que cada frente já possui naturalmente, vemos o encontro dos três como uma ação agregadora e extremamente potente para a sensibilização de novos públicos, levando artes visuais ao público musical e música produzida e criada no Distrito Federal ao público cativo das artes visuais e à comunidade surda. Pessoas que de outra maneira não teriam contato com essas formas de manifestação artística de maneira acessível aqui o farão por meio de Sinestesia”, afirma a diretora criativa Gisele Lima.

 

Próximos lançamentos

Ao longo das próximas semanas, o projeto Sinestesia | Entre Som e Imagem realiza os lançamentos dos videoclipes “Presente dos orixás”, Prethaís e Rayza Rodrigues (03/11); “Viciada ni tu”, Tonhão Nunes e Taira Nebul (10/11); e “Que pena”, Vika Vieira e Paula Catu (18/11). Os vídeos já lançados, ficam disponíveis para visualização no canal d’A Pilastra no Youtube.

 

Fotografia: Monique Andrade e Wendella Alves

 

Serviço:

Santa bandida 

Lançamento do videoclipe 7 | Projeto Sinestesia | Entre som e Imagem

De | ROS4 | artista sonora

        AYA | artista visual

Em Libras por | Saulo Moraes

Quando | 27/10, quinta-feira

Onde | @a.pilastra no Youtube

Direção artística | Gisele Lima

Instagram | @a.pilastra