O que abre e fecha no DF no feriado de Finados

No Dia de Finados cemitérios vão funcionar das 7 às 19 horas. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Nesta quarta-feira (2 de outubro), Feriado de Finados, alguns órgãos serão fechados e haverá alteração no horário de serviços. Todos os seis cemitérios de Brasília funcionarão das 7h às 18h30.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) fará o controle do tráfego nas vias próximas aos cemitérios de Brazlândia, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga.

Na data, que homenageia os entes queridos que já partiram, é um feriado nacional.

 

O que abre e fecha no DF:

Cemitérios

Os seis cemitérios do DF, localizados na Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Taguatinga e Sobradinho, terão o horário de funcionamento estendido, das 7h às 18h30, com fechamento dos portões às 19h.

O atendimento ao público na administração de cada unidade será das 7h30 às 18h. Os velórios e os sepultamentos serão normais no feriado.

A entrada de pedestres será livre pelo portão principal de cada cemitério no Dia de Finados. Serão disponibilizadas vans para acesso ao interior de todas as unidades e para o retorno das cerimônias religiosas.

Não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. A responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização é dos órgãos do governo.

Transporte Público

No Dia de Finados, os ônibus operarão com tabela horária de domingo. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) autorizou o reforço de viagens, de acordo com a demanda de passageiros, nas linhas que atendem os cemitérios de Sobradinho, Planaltina, Gama, Taguatinga, Brazlândia e Plano Piloto. Os usuários podem consultar os horários dos coletivos no site DF no Ponto.

O Metrô funcionará das 7h às 19h.

Saúde

O Samu terá atendimento 24 horas, pelo telefone 192 e as emergências dos hospitais regionais, unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h. As unidades básicas de saúde (UBSs) estarão fechadas e não haverá vacinação no feriado. Farmácias de alto custo também estarão fechadas, bem como o Hemocentro, ambulatórios e policlínicas.

Segurança pública

A PMDF, a PCDF, as delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (DCA), bem como as delegacias eletrônicas, têm funcionamento 24 horas por dia. O CBMDF também funcionará em regime de escala de 24 horas, sem interrupção, atendendo a emergências.

As unidades do Detran estarão fechadas, e não haverá atendimento presencial. Os servidores que atuam na engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran, funcionarão normalmente.

A Defesa Civil mantém equipes de técnicos plantonistas durante 24 horas. Serviços podem ser acionados pelos telefones 193 ou 199.

BRB

Agências e correspondentes bancários estarão fechados neste Dia de Finados. A Torre de TV funcionará normalmente, entre as 9h e as 17h45.

Desenvolvimento social

Durante o feriado, o Cras, Creas, Centros de Convivência e os Restaurantes Comunitários não funcionarão.

As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e as do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta. Já as unidades dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem no Dia de Finados, voltando a funcionar na quinta (3/11).

As Unidade de Proteção Social funcionarão em regime de plantão e os Centros Pop abrirão normalmente, a partir das 7h.

CEB

O atendimento das equipes de manutenção aos chamados abertos pelo aplicativo Ilumina DF e o teleatendimento da CEB Ipes funcionam diariamente, atuando 24 horas por dia.

Caesb

Não haverá expediente, mas as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. O atendimento remoto, Agência Virtual, app, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.

Justiça e Cidadania

As unidades do Na Hora, Procon, Conselho Tutelar, Pró-Vítima e Centro Integrado 18 de Maio estarão fechadas no Dia de Finados.

Ceasa

Funcionará normalmente das 8h às 17h.

Zoológico

Abrirá normalmente das 8h30 às 17h.

DER

Não haverá atendimento ao público/Setor de Multas e Penalidades e Protocolo neste feriado de Dia de Finados. Contudo, operações nas rodovias distritais Estrada Parque Ceilândia (DF-095), DF-001, entre o Viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul, na BR-070 e na Barragem do Paranoá (período vespertino) não serão interrompidas. Na quarta-feira, não haverá operações de reversão.

O tradicional Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará fechado ao trânsito de veículos e aberto ao público no Dia de Finados, entre as 6h e as 18h.

Brasília Ambiental

Todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente. Confira, abaixo, os horários de funcionamento dos parques.

→ Parque Recreativo do Gama – das 6h às 18h

→ Parque Distrital das Copaíbas – das 8h às 18h

→ Monumento Natural Dom Bosco – das 6h às 20h

→ Parque Ecológico do Paranoá – das 6h às 18h

→ Parque Ecológico Sucupira – dias 6h às 20h

→ Parque Ecológico do Lago Norte – das 6h às 18h

→ Parque Ecológico da Asa Sul – das 6h às 20h

→ Parque Ecológico Olhos d’Água – portão principal aberto das 5h30 às 20h; portões laterais, das 6h às 18h

→ Parque Ecológico Ezechias Heringer – das 6h às 22h

→ Parque Ecológico de Águas Claras – das 5h às 22h

→ Parque Ecológico do Riacho Fundo – das 6h às 18h

→ Parque Ecológico Areal – das 6h às 18h

→ Parque Ecológico Veredinha – das 6h às 22h

→ Parque Ecológico Cortado – das 6h às 20h

→ Parque Ecológico Três Meninas – das 7h às 18h

→ Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul – das 6h às 18h

→ Parque Ecológico Península Sul – das 6h às 22h.

Cultura

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) informa que, com exceção da Biblioteca Pública de Brasília (BNB) e do Complexo Cultural de Samambaia, que estarão fechados, os demais equipamentos sob gestão da pasta seguem funcionando normalmente nesta quarta-feira.