Guaraenses recebem Prêmio Arapoti

Horta Comunitária e Edifício Olympique foram reconhecidos por projetos de sustentabilidade

Horta Comunitária do Guará- Melhor Iniciativa Sustentável de Bairro (acima)

Hortas comunitárias, centrais de compostagem, medidas sustentáveis e emoção. Tudo isso esteve presente na cerimônia do segundo prêmio Arapoti, o Oscar da sustentabilidade. O evento celebrou a parceria do Instituto Arapoti com condomínios, empresas, bairros e escolas na realização de projetos de sustentabilidade, que de acordo com a presidente do Instituto, Dai Ribeiro, é de fato a missão do Arapoti.
O prêmio iniciou reconhecendo os vencedores da categoria de resíduos. O condomínio Península foi responsável pela maior coleta de resíduos do ano, enquanto o McDonalds da 506 norte obteve o melhor índice de gestão de resíduos. Em relação ao projeto ecograna, Antônio Soares, voluntário da Horta Comunitária do Guará, foi o recordista da iniciativa de reciclagem de resíduos, tendo contribuído com 1700 quilos.
As hortas que os parceiros desenvolvem receberam atenção especial – enquanto o condomínio Olympique recebeu o prêmio de melhor horta em espaços pequenos, a melhor horta verde foi a do condominio The Point Residence, e a melhor horta temática, a do condomínio Vivendas Friburgo, cujo espaço de plantação comunitária possui o formato de uma folha de ipê.

Condomínio Olympique – Melhor Horta em Pequenos Espaços e de Condomínio mais Engajado do DF
Guaraense Sophia de Berdinne foi premiada como Melhor Voluntário do Ecograna
Antonio Soares – Voluntário Recordista do Ecograna com arrecadação de 1700kg/ano
Horta Comunitária do Guará

Na categoria bairro sustentável, a Horta Comunitária do Guará e a Associação Amigos dos Jardins Mangueiral receberam os prêmios de melhor horta comunitária e melhor iniciativa sustentável para bairros, respectivamente. Já a Escola Canadense recebeu o único prêmio dessa categoria, o de melhor escola ecopedagógica.
A categoria de condomínio mais engajado teve votação pública para decidir o vencedor. Quem ganhou o prêmio foi o condomínio Olympique, com o Mansões Colorado em segundo e o Jardins dos Jatobás em terceiro lugar, mas que também foram premiados.
Por fim, os selos foram entregues para os parceiros que concluíram o plano de gestão ambiental com o instituto, e que também passaram por auditoria. A Ong Abrace, os condomínios Le Valle, Le Club, Mansões Colorado, Jardins dos Jatobás e San Francisco 2, a escola Cantinho do Girassol, e o McDonalds do grupo Hadco (unidade da 506 norte) conquistaram o selo de resíduos, água, efluentes e qualidade de vida. Já o condomínio Professor Vivaldi Moreiras obteve o selo de energia e efluentes.