Pequito – Exemplo de líder comunitário

Ele coordenou a ornamentação da QI/QE 2, que venceu o concurso da rua/quadra mais enfeitada do Guará para a Copa do Mundo

Quem para por alguns minutos em frente à casa do servidor público aposentado Francisco Xavier de Castro, logo nota que não é uma casa qualquer. Ali, bem em frente à praça da QI 2, é um centro de apoio para as atividades recreativas da quadra e uma referência para os vizinhos. Durante poucos minutos de conversa, um garoto aparece para pegar uma bola emprestada, outro, menor, pede para encher o pneu da bicicleta e outros três vêm beber água. O filtro, instalado na grade, com o bico para a rua, fornece água mineral para todos os frequentadores do espaço público. No fim da tarde aparece um garotinho pedindo dindin. “Cuidamos das plantas da praça direitinho”, justifica a criança enquanto leva as guloseimas para as irmãs, prêmio por ter feito sua parte na conservação da praça.

Pequito, 64 anos, além de prefeito da quadra, é o grande animador e organizador dos eventos comunitários, alguns bem tradicionais, como o Reveillon, o São João, o Carnaval, a Festa da Família e feirinha mensal, quando os moradores tem oportunidade de expor e vender seus produtos artesanais. “Em nossa quadra há muitas pessoas, principalmente os idosos, que vivem sozinhos. Tem alguns que quase não saem de casa e precisam sentir que a comunidade está preocupada com eles”, conta o líder comunitário.
O bebedouro ele instalou por comodidade. “Toda hora alguém tocava a campainha pedindo um pouco de água. Nunca negávamos, mas era preciso levantar do sofá o tempo inteiro. Por isso instalei um bebedouro virado para a rua”, diverte-se. De tanto fazer festa, Pequito foi adquirindo tudo que era preciso alugar antes. Hoje tem som, tenda, jogos e equipamentos para registrar os eventos. Ele é também proprietário da Rádio Guará Web, uma rádio digital voltada para os moradores da cidade, onde transmite as atividades da comunidade. Desativada durante a pandemia, a rádio está sendo preparada para voltar a funcionar no início de 2023 e o estúdio foi instalado dentro da própria casa do líder comunitário.

Prêmio pela quadra mais enfeitada para a Copa

A liderança de Pequito voltou a ser notícia esta semana, quando a QI/QE 2 venceu o concurso “Quadra/Rua do Guará mais enfeitada para a Copa do Mundo”, promovido pela Administração Regional.
A história de Pequito, com o Guará e a QI 2 já se vão 53 anos, quando o pai ganhou uma casa da SHIS (Atual Codhab) na quadra em 1969. A família veio de Manhuaçu, Zona da Mata de Minas Gerais. Da infância e adolescência, ele lembra os torneios de futebol na praça e no campo de terra de batida, apelidado de “Suvaco de Cobra”, onde eram realizados um dos campeonatos mais prestigiados de futebol amador do Guará, e que ele fez questão de preservar durante muitos anos. “Somente na quadra existiam cinco times”, conta.
A liderança na quadra começou com a preocupação dos moradores com a ocupação cada vez maior da praça por consumidores de drogas. “Passamos a organizar eventos e atividades e a ocupar o espaço que antes era ocupado pelos moradores de rua. Com o tempo, eles foram embora e hoje a praça é tranquila e segura”, afirma.
Para manter a vigília e a segurança da quadra, os moradores estão organizados em um grupo de WhatsApp com cerca de 200 representantes das residências, a metade dos moradores da QI/QE 2. “Há uma grande solidariedade entre nós. Tudo o que vamos fazer em benefício da quadra temos a participação e a contribuição dos moradores, das crianças aos mais velhos”, diz Pequito.
Esse exemplo de liderança comunitária, Pequito e seu primo Mosé Maria de Castro, prefeito comunitário da QI/QE 9, querem difundir em outras quadras da cidade, com a reativação da Junta de Associações e Prefeituras do Guará (Junpag). “Já conseguimos reativar dez dessas associações. O morador não pode ficar aguardando apenas a ação do estado, que está cada vez menor, para cuidar da rua, da quadra, da cidade, do que é seu”, alerta.