Cantinho de Caburé – A premiada cozinha vegana do casal Tássia Aguiar e Ray Preta na QE 15

Tássia Aguiar e Ray Preta são as idealizadoras da casa

O Cantinho de Caburé Cozinha Vegana é uma casa restaurante gerida por Aguiar e Ray Preta. O empreendimento nasceu em junho de 2020 em meio à pandemia da Covid-19. De forma despretensiosa, as meninas começaram vendendo pães, pães de queijo, massas de tapiocas e pastas, tudo 100% vegano e artesanal, produzido na cozinha de casa. Inicialmente, os produtos eram vendidos no formato online- os clientes faziam as encomendas via WhatsApp e as entregas eram feitas uma vez por semana.

Não demorou muito para que mais pessoas fossem conhecendo o Cantinho de Caburé e logo a demanda começou a aumentar. Em 2021, Tássia e Ray inauguraram a primeira loja física em Samambaia, onde permaneceram por um ano. Em 2022, as meninas decidem mudar de endereço e escolhem o Guará como nova sede e nova casa. Localizado na QE 15, o Cantinho de Caburé – Cozinha Vegana foi reinaugurado em fevereiro de 2022. A casa abre de quinta a domingo das 13h às 21h e oferece toda semana uma opção de prato feito e diversas opções de lanches, dentre elas, sanduíches, tapiocas, salgados e sobremesas, tudo feito de forma artesanal, sem conservantes, sem lactose e nada de origem animal.
No final de 2022, o Cantinho de Caburé foi vencedor do #desafiopratofeito, uma iniciativa da Pulso Conteúdo de São Paulo em parceria com seis influenciadores digitais de todo o Brasil. O desafio nacional incentivava os participantes, cozinheiros ou não, a elaborarem um prato 100% vegano, tendo como ingrediente obrigatório a batata inglesa. Para esse desafio, Ray e Tássia elaboraram um bolinho de jacalhau (de jaca), uma releitura vegana do famoso bolinho de bacalhau. O prato das meninas foi escolhido pela culinarista e apresentadora de TV Bela Gil e após votação do público foi escolhido como o prato feito vencedor.
“No Guará, conseguimos transformar o Cantinho no que sempre sonhamos, uma casa-restaurante alegre e acolhedora que oferece aos clientes uma culinária autoral, afro-afetiva e totalmente vegana. Não temos dúvidas de que o Guará é a nossa casa, é o nosso cantinho. Quem frequenta a nossa casa troca conosco boas vibrações e energias, quem entra é bem acolhido e bem-amado. Nossa casa é de axé, de alegria, de bem sorrir e abraçar. Somos gratas por cada “caburézin” de amor que nos recebeu, nos acolheu e vive conosco a alegria de comer bem e gostoso e vegano”, diz Ray.

Principais pratos

O carro chefe do Cantinho são os salgados fritos, com um destaque para a coxinha de carne de jaca, com uma massa diferenciada, recheios suculentos e empanados na farinha panko os salgados do Cantinho ganham o coração dos paladares mais difíceis de agradar. Até quem não é vegano ou vegetariano aprecia. Outro destaque é o Sanduíche de Nuggets do Cantinho, pensado e produzido com todo o cuidado, e é oconsiderado o queridinho da clientela, e feito com pão de fermentação lenta, maionese da casa e nuggets de ervilha, com carne de soja e carne de jaca. Outro queridinho é a tapioca com recheio de salpicão de grão-de-bico, preparado com massas coloridas hidratadas com sucos naturais de beterraba, cenoura e espinafre.