Ibaneis anuncia licitação do Hospital do Guará para abril

ernador fez o anúncio na manhã desta sexta-feira, 31 de março, durante festividade de aniversário do Siduscom-DF. Segundo ele, o hospital será especializado em ortopedia e terá 200 leitos.

Como o Jornal do Guará informou no início de março em primeira mão, o governador Ibaneis Rocha confirmou nesta sexta-feira, 31 de março, a licitação para a construção do Hospital Ortopédico do Guará ainda em abril. Ibaneis anunciou também a construção de mais dois grandes hospitais no DF, o do Recanto das Emas e o de São Sebastião. O do Guará será especializado em ortopedia e terá cerca de 200 leitos, sendo 98 para cirurgia ortopédica, 48 para clínica médica, 20 para UTI e outros 24 com ocupação ainda não definida.
O Hospital Ortopédico do Guará será construído no mesmo terreno previsto para o Hospital da Região Centro-Sul, ocupado pela Unidade Básica de Saúde 2, ao lado da via contorno e em frente às QEs 17 e 19 do Guará II. O terreno inclusive já está sendo cercado.
O Hospital Ortopédico do Guará tem previsão de custo de R$ 216 milhões, recursos provenientes do Orçamento da União, por emendas parlamentares da bancada do DF no Congresso Nacional, mais a contrapartida do Governo do Distrito Federal. A previsão é que a obra da construção do novo hospital seja iniciada até gosto até e concluída em até dois anos depois, ou seja, no primeiro semestre de 2025.
A decisão de substituir o projeto do Hospital da Região Centro-Sul pelo Hospital Ortopédico atende ao projeto do Governo Ibaneis de descentralizar os serviços de atendimento médico nas regiões administrativas e reduzir a demanda do Hospital de Base e do Hospital do Paranoá, localizado na região norte do DF, os únicos especializados em atendimento ortopédico da rede pública.
E os serviços de emergência de pronto-socorro para os guaraenses serão atendidos pela UPA, que será construída na QI 23 do Guará II, em frente à Estação Guará do Metrô, com início de obras previsto para os próximos meses e entrega até o primeiro semestre de 2024.
Ibaneis Rocha também destacou trabalho do seu governo na saúde com as 25 mil cirurgias eletivas, a contratação de 1,3 mil profissionais este ano e o aumento do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde (UBSs). Falou sobre a reforma estrutural de hospitais e a contratação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) junto a hospitais públicos para atender a população no caso de doenças respiratórias. “Continuamos firmes para recuperar a saúde da nossa cidade e locamos UTIs nos hospitais particulares para ampliar o atendimento à população”, detalhou.