A escolha da carreira começa cedo – Escola do Guará trata do assunto com atenção

A escolha da carreira profissional não deve acontecer da noite para o dia. O estudante precisa passar por um processo de conhecimento e de maturação. Por isso, é primordial as escolas já falarem do assunto desde cedo e não deixarem para dar atenção ao tema apenas na 3ª série do Ensino Médio. Tratar do assunto em cima da hora pode gerar uma escolha equivocada por parte do estudante.

Algumas escolas já ligaram o alerta nesse quesito e trabalham a decisão da profissão com antecedência. O Elite Rede de Ensino realiza o “Projeto Carreiras” que tem como propósito apresentar aos estudantes as inúmeras possibilidades de profissões para que eles possam buscar respostas diante das suas incertezas. Neste projeto, os estudantes selecionam graduações existentes dentro das quatro áreas de conhecimento adotadas pelo Enem (Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas), pesquisam as características desse curso e realizam uma exposição, chamada “Feira de Carreiras”, contemplando alguns itens como: universidades que oferecem o curso, principais atividades, oferta de trabalho e salário médio.

“A intenção não é que, ainda na 1ª série do Ensino Médio, o estudante opte por um curso de graduação, mas que tenha a oportunidade de conhecer e de se familiarizar com as diversas áreas do conhecimento possíveis de serem seguidas”, explica Leonardo Meneguini, coordenador do Ensino Médio do Elite.

Ao longo do projeto, os jovens estudarão sobre as características curriculares e logísticas das graduações escolhidas. “O curso de Letras oferta, dependendo da universidade escolhida, diversas habilitações em línguas estrangeiras. O aluno pode ingressar, por exemplo, no curso de letras português-inglês, sendo habilitado para atuar em ambos os idiomas como bacharel ou licenciado. Na Engenharia, existem diferentes ramificações, o grupo de ciências da natureza pode explicitar as diferenças entre as principais”, conta Meneguini.

Na 2ª série do Ensino Médio, os alunos adquirem uma visão global e diversificada sobre as instituições de ensino superior que contemplam os cursos de seu interesse, bem como fomentam a comparação entre as universidades, o estudo dos diferentes currículos, estruturas e outros aspectos relevantes na escolha para o ingresso na faculdade.

Os estudantes conhecem os processos seletivos referentes às universidades escolhidas, incluindo olimpíadas científicas e aplicações no exterior, diferenças curriculares de um mesmo curso nas instituições escolhidas para comparação (o curso de economia da UFRJ se assemelha a um curso da área de ciências humanas, ao passo que na FGV, a mesma graduação se aproxima da matemática aplicada, por exemplo), diferenças estruturais, explicitando os diferentes polos ou unidades que a universidade possui.