Ainda há vagas na Escola Técnica do Guará

Inscrições para 5,5 mil vagas em escolas técnicas encerram nesta quarta

As inscrições para os cursos de educação profissional técnica de nível médio e qualificação profissional da Secretaria de Educação (SEE) encerram-se nesta quarta-feira (5). Ao todo, são 5,5 mil vagas em dez unidades em todo o Distrito Federal, disponibilizadas neste link.

Os cursos estão distribuídos em diferentes eixos tecnológicos, como informática, computação gráfica, telecomunicação, eletrotécnica, administração, entre outros. Cada candidato pode inscrever-se em apenas uma unidade, curso, turno e um tipo de vaga.

O interessado também deve observar os centros de educação disponíveis, sendo eles os de Brazlândia – inaugurado pela atual gestão –, Ceilândia, Guará, Planaltina, Plano Piloto e Taguatinga, e as unidades escolares do Centro Educacional 02 do Cruzeiro, Cesas e Cejaep-EaD.

Para inscrever-se nos cursos, o candidato deve estar cursando ou concluído o ensino fundamental (cursos de qualificação profissional), cursando ou ter concluído o ensino médio ou 3º segmento da educação de jovens e adultos (EJA).

A duração dos cursos de qualificação profissional variam entre 160 horas ou 200 horas, e os técnicos vão de um ano a um ano e meio. “A educação profissional, em particular, é essencial para que trabalhadores e trabalhadoras tenham empregabilidade, oportunizem contratações, atendam às demandas e aos arranjos produtivos locais, tenham autonomia e poder de decisão em suas vidas e carreiras. Tudo isso por meio do desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para os nossos tempos”, avalia a diretora de Educação Profissional da Secretaria de Educação, Joelma Bomfim.

A Secretaria de Educação conta com 18 unidades escolares que focam na transformação das pessoas por meio da profissionalização e inserção no mundo do trabalho, gerando mais de 13 mil vagas anuais em cursos de qualificação profissional e técnicos de nível médio.

“Além disso, parcerias estão sendo formadas com o intuito de alcançar um número maior de cidadãos, incentivando a permanência, o êxito e a elevação da escolaridade dos nossos estudantes por meio da educação profissional e tecnológica. Estamos desenhando novos formatos, com a possibilidade de auxílio estudantil, incentivo docente [capacitação e premiações], empreendedorismo pessoal, projeto de vida no itinerário formativo técnico e profissional”, acrescenta a diretora.

Sorteio

‌As vagas são sorteadas e o resultado está previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (7), às 18h, no site da Secretaria de Educação. O sorteio para os candidatos inscritos nas vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) será realizado separadamente, por meio eletrônico, na mesma data, horário e local do sorteio geral.

Após a ocupação das vagas disponíveis em primeira chamada, os candidatos excedentes poderão compor as vagas remanescentes em segunda chamada ou até o preenchimento total das vagas, conforme ordem de classificação no sorteio.

Matrícula

‌O CPF informado no ato da inscrição deverá, obrigatoriamente, ser do candidato que concorrerá à vaga. Após confirmação, as alterações somente poderão ser realizadas por meio do e-mail cadastrado pelo candidato.

A matrícula na primeira chamada, dentro do número de vagas, será realizada presencialmente no período de 10 a 13 de julho, na escola onde o candidato foi contemplado.

‌O candidato deverá apresentar os seguintes documentos (original e cópia):
→ Identidade (RG);
→ CPF;
→ Duas fotos 3×4;
→ Comprovante de residência;
→ Comprovante de escolaridade (declaração, histórico escolar ou diploma).

Os candidatos com deficiência, além dos documentos citados acima, devem apresentar um laudo médico atualizado e cópia simples, atestando tipo e grau de deficiência, emitido nos últimos 12 meses. Para os candidatos com TEA, o laudo médico possui prazo de validade indeterminado.

Unidades escolares com vagas abertas
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola Técnica de Brasília (CEP – ETB)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola de Música de Brasília (CEP-EMB)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola Técnica do Guará Professora Tereza Ondina Maltese (CEP- ETG)
⇒ Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (Cejaep-EaD)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola Técnica de Ceilândia (CEP-ETC)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola Técnica Deputado Juarezão (CEP-ETDJ)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola Técnica de Planaltina (CEP- ETP)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola de Sabores Oscar (CEP-ESO)
⇒ Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas)
⇒ Centro Educacional 02 do Cruzeiro (CED 02 Cruzeiro)