Mais vagas para tirar o documento de identidade no Guará

A Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por intermédio do trabalho do Instituto de Identificação – II, lança, a partir desta semana, a campanha Julho da Identidade. A ação é resultado de um esforço da PCDF para disponibilizar um maior número de vagas de agendamento on-line para a emissão da carteira de identidade, visando atender a uma grande demanda da população do DF.

O aumento das vagas para agendamentos se deve à ampliação de horários de atendimentos de alguns Postos de Identificação Biométrica – PIB, aliado ao uso da Unidade Técnica de Atendimento Móvel – Utam. Essa ação ocorrerá durante todo o mês de julho e os horários extras serão divulgados semanalmente.

Nesta segunda-feira (3), o PIB de Samambaia abre de forma extraordinária pela manhã, além do horário regular à tarde. Os PIBs da Asa Sul e Cruzeiro, que já atendem a população pela manhã e à tarde, vão estender o atendimento no turno da noite.

Na terça-feira (4), o PIB do Guará terá horário extra pela manhã e os PIBs da Asa Sul e Cruzeiro, novamente estendem o horário com atendimento noturno. Nessa data, também será ampliado o atendimento do PIB Santa Maria com a Unidade Técnica de Atendimento Móvel – Utam, no horário da tarde.

Na quarta-feira (5), os PIBs do Guará e Paranoá terão atendimento extra no período da manhã e haverá ampliação do atendimento no PIB de Santa Maria com a Unidade Móvel da PCDF.

Na quinta-feira (6), o PIB do Guará abre novamente para vagas extras pela manhã e a Utam amplia o atendimento em Santa Maria na parte da tarde. Já na sexta-feira (7), o atendimento extraordinário acontece no posto do Paranoá, pela manhã.

A campanha prevê, ainda, atendimentos aos finais de semana. No domingo (9), estarão abertos os postos da Asa Sul, do Cruzeiro, de Planaltina, do Paranoá e de São Sebastião. Nesse dia, o posto do Paranoá vai receber o reforço da Utam que tem capacidade para realizar até oito atendimentos simultaneamente.

A liberação de vagas extras será monitorada diariamente pelo Instituto de Identificação para a avaliação da campanha. “Vamos verificar, por exemplo, se a abertura do posto à noite foi interessante para a população e houve o preenchimento completo das vagas. Assim modularemos a previsão de atendimentos extraordinários nas semanas seguintes”, explica o diretor do II, Ruben Sergio Veloso Gumprich.

Agendamento on-line

É importante destacar que o cidadão precisa realizar o agendamento prévio no site da PCDF para ter atendimento tanto nos horários regulares dos postos quanto nos horários extraordinários.

Acesse https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade e escolha a opção que deseja: 1ª via ou 2ª via da carteira de identidade.

A PCDF orienta que, após realizar o agendamento on-line da identidade, o interessado compareça ao local e horário informados. A ausência provoca impedimento de novo agendamento no sistema por 30 dias e prejudica a oportunidade de atendimento de outra pessoa com a mesma demanda. Se não puder comparecer, cancele seu agendamento até seis horas antes do horário previsto para atendimento.

Aproveite as férias de julho para agendar e emitir o seu documento de identidade. É a PCDF sempre perto de você, promovendo a cidadania e o compromisso social com a população do DF!

2ª Via Fácil – Quem tem identidade do Distrito Federal, expedida a menos de 5 anos, sem alteração de dados cadastrais, pode pedir diretamente a reimpressão no site da PCDF. Para este serviço, não é necessário agendamento. Acesse: https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade/2-via-facil-reimpressao