No último sábado (12 de agosto) aconteceu a Conferência Livre de Cultura do Guará, um importante evento para a comunidade cultural da cidade. Foi um momento importante para debater coletivamente as demandas culturais do local, entender e propor melhorias para cultura da região e seus pensadores e fazedores.
Entre os presentes, a deputada Dayse Amarilio (PSB),única parlamentar moradora do Guará, que aproveitou o espaço para reafirmar seu compromisso com a comunidade e destacar que seu mantado vai dar vez e voz à população guaraense.
Em sua fala, Dayse narrou sua história no Guará, desde a chegada na cidade ainda pequenina, até a adolescência, recordando as escolas pelas quais passou, os locais nos quais praticou esporte. Ela contou que, depois de formada, já enfermeira, trabalhou nos Centros de Saúde da cidade e ficou muito evidente sua relação afetiva e de gratidão com o Guará, lugar onde ficou raízes. “Aqui me criei, escrevi minha história e aqui escolhi como lugar para criar meu filho. O Guará é meu lugar no mundo e vou retribuir para a cidade, para nossa gente “, disse.
Compromisso com a cultura
Em relação à cultura, Dayse foi uma peça determinante para que o Teatro de Arena fosse retirado do processo de concessão do CAVE. Ela intermediou o pedido do Conselho de Cultura da Cidade, articulou reuniões com o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Márcio Michel, com a Casa Civil, e finalmente conseguiu o inimaginável: o Teatro de Arena ficará para a comunidade do Guará.
“Já deixei claro, mas quero reafirmar meu compromisso com vocês. Além de lutar para que o Teatro de Arena fosse retirado da concessão, o que aconteceu mesmo que muitos fossem incrédulos, me dispus a alocar recursos para a reforma do espaço que atenderá nossa comunidade, tão pulsante culturalmente. Estou aqui para somar e para fazer com que a cultura do Guará ganhe vigor. Contem comigo”, afirmou a deputada.